Vila Verde tem espaço de promoção e venda de produtos locais (re)instalado na antiga Adega Cooperativa



O espaço de venda ambulante de frutas, legumes, flores, aves e conexos, até agora situado no Campo da Feira de Vila Verde, mudou de local, para a área aberta das antigas instalações da Adega Cooperativa de Vila Verde.

A mudança aconteceu há poucos dias, depois de concretizada a requalificação daquele último equipamento. Todos os comerciantes ambulantes, com licença municipal, que exerciam a sua actividade, diariamente, no campo da Feira de Vila Verde, passam, assim, a promover a venda dos produtos autorizados pela autarquia numa área «mais condignada, melhor servida e de maior centralidade».


«Demos maior centralidade e melhores condições de higiene, segurança e comodidade», avança o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. Este vinca, entretanto, o facto de - em paralelo - «estarmos a criar uma mais ampla divulgação/promoção e venda de produtos locais, dos hortícolas aos frutícolas, aves e flores, entre outros. A promoção dos produtos locais e da micro e média economia ligada às actividades agrícolas/rurais e ao artesanato passam por dar condições de escoamento do produto». O edil mostra-se convencido de que «Braga e outros concelhos vizinhos terão aqui uma boa oportunidade para encontrar produtos genuinamente locais, directamente do produtor ao consumidor».

A aposta numa «nova centralidade» em Vila Verde, «numa nova área de promoção local», enquadra - de acordo com o Dr. António Vilela - «uma estratégia virada para a promoção e escoamento dos produtos típicos locais, de elevada qualidade. Apoiamos a deslocação destes produtores para um espaço mais digno, mais central e melhor servido de infra-estruturas básicas. Adaptamos às suas necessidades e estamos apostados em ampliar a presença de vendedores locais no sentido de criar um mercado típico capaz de escoar os nossos produtos, do campo, do artesanato, da pequena economia rural».


A mudança acabou por satisfazer os vendedores ambulantes e pequenos produtores agrícolas, que se mostram positivamente expectantes em relação ao futuro. «Vamos valorizar ainda mais este espaço e queremos que se torne uma referência concelhia e regional», sustenta o edil vilaverdense. Aliás, revela que o edifício da antiga adega cooperativa «vai ser alvo de intervenções ainda mais profundas em ordem à instalação de novas áreas de promoção da economia local e da vida empresarial concelhia. Queremos que este espaço - abandonado nos últimos anos - volte a ser um polo de promoção da economia local e de atracção de novos públicos».

Numa visita recente ao local, acompanhado do Vereador do Vereador do Ordenamento do Território e Urbanismo, Dr. António Zamith Rosas, deixou a certeza de que «estamos a gerar uma nova centralidade em Vila Verde, uma nova área de promoção de Vila Verde e da sua economia entre portas e no exterior».

21-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário