Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde: Cantina Social presta apoio a famílias carenciadas



A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde tem em pleno funcionamento o serviço de Cantina Social, que atualmente está a prestar apoio 47 pessoas em situação de comprovada carência económica.


Esta é, para já, a única cantina social do concelho, estando esta Instituição disponível em abrir novas valências noutras áreas que se venham a revelar com necessidades deste serviço, designadamente na Vila de Prado e zona sul do concelho.

Enquanto provedor desta instituição, orgulho-me de salientar que este é mais um serviço de solidariedade e assistência que é prestado por esta Misericórdia e que se reveste de particular importância e interesse para muitas famílias da nossa comunidade, sobretudo nesta fase de crise tão crítica.

No serviço da cantina social, destaco a preocupação com a qualidade e a avaliação nutritiva das refeições. Por outro lado, saliento a importância de uma constante monitorização e avaliação das condições financeiras das pessoas e famílias apoiadas.

A reavaliação das situações de carência é fundamental para garantir o melhor apoio a quem de facto mais precisa. Este é um trabalho conduzido por Marcelina Macedo, técnica desta Instituição e que tem comprovado, com satisfação, o facto de nestes primeiros tempos de actividade da Cantina Social registar já várias saídas de pessoas que entretanto conseguiram arranjar emprego e superar dificuldades.

A cantina social funciona das 11h30 às 12h30, servindo uma refeição diária, num espaço contíguo ao lar da terceira idade, onde as pessoas abrangidas podem ir buscar a refeição familiar e levar para casa. A refeição inclui pão, sopa, prato de carne ou peixe e sobremesa.

Como se trata da única cantina social do concelho, o serviço de apoio domiciliário da Misericórdia pode assegurar o transporte da alimentação para famílias mais distanciadas da vila.
A Misericórdia está também disposta a alargar o serviço de Cantina Social a Prado e à zona sul do concelho, apontada como socialmente mais problemática, tendo já sido mobilizadas juntas e paróquias para a sinalização de situações de necessidade. No entanto, para já, não há registos de casos que justifiquem a iniciativa.

Serviço alargado aos funcionários e colaboradores

Com o objectivo de rentabilizar os seus recursos e assegurar a sustentabilidade das valências, a Misericórdia aproveitou também para assegurar um novo espaço de refeições económicas para funcionários e colaboradores da Instituição.

Para além de assegurar as refeições aos funcionários em serviço permanente, o novo espaço serve refeições aos restantes funcionários através de senhas de vários preços - entre 2,5 a 3,5 euros, consoante a refeição incluir sopa, ou prato do dia (carne ou peixe) ou sobremesa, e actualmente, são servidas mais de 100 refeições ao almoço.
Todos os demais utentes das valências desta Instituição (Creche, Jardim de Infância, Lares, CAO) são servidos pelas respectivas cantinas. Num total, esta Instituição serve cerca de 1.000 refeições diárias.

19-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário