Adere-Minho: curso de bordador chegou ao fim com êxito



A Adere-Minho e o Centro de Formação Profissional de Mazagão (IEFP-Braga), realizaram uma exposição/mostra com os trabalhos realizados pelo grupo de 14 formandas e 1 formando (todos do concelho de Vila Verde), como forma de encerramento de mais uma formação de 700horas - Curso EFA Bordador, direccionado especificamente para desempregados/as que pretendessem aprender a arte do Bordado dos Lenços de Namorados do Minho. Esta exposição teve a visita do Delegado Regional Norte do IEFP - Dr. César Ferreira e da Directora do Centro de Formação de Mazagão Dr. Isabel Melo.


Foram produzidos pelos formandos vários tipos de peças, desde Lenços de Namorados do Minho (com todas as características com vista à certificação), artigos têxteis lar (atoalhados, tapetes, almofadas, candeeiros, panos de tabuleiro, num sem fim de utilidades), também foram bordadas peças de vestuário e acessórios (camisas, gravatas, botas, etc.).

O Presidente da associação Engº Abílio Vilaça, agradeceu a confiança que o IEFP tem demonstrado para com a Adere-Minho, bem como o apoio ao artesanato, levando a possibilidade de criar emprego pela via das artes e ofícios tradicionais. No seu testemunho o delegado regional deixou palavras de incentivo ao grupo, incentivando-os a criarem em conjunto uma alternativa de emprego e a levaram a riqueza do artesanato do Minho pelo país fora.


No nosso livro de honra o Sr. Delegado Dr. César Ferreira deixou o testemunho: “foi uma visita muito boa uma experiencia enriquecedora, muito trabalho amor e carinho, projectos, sorrisos e esperança de sucessos. Muitas felicidades para todos e todas em especial para a Adere-Minho com um futuro a crescer”.
No final da sessão as formandas preparam uma surpresa para os representantes do IEFP - Dr. César Ferreira e Dra. Isabel Melo, oferecendo-lhes um Lenço de Namorados do Minho certificado e personalizado, convidando-as para também eles se tornarem embaixadores da Certificação.

27-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário