Sto. António atrai visitantes



“Festas para todos os gostos e para todas as idades”. É assim que serão as Festas de Santo António de Vila Verde, garante Júlia Fernandes, vereadora da Cultura. Rusgas, fogueiras, cantares ao desafio, marchas populares, corridas de cavalos, cortejo etnográfico, festivais de folclore e dj’s animam a vila, de 8 a 13 de Junho, prometendo atrair muitos turistas e visitantes. O programa arranca com a apresentação de um livro de quadras de Santo António, escrito pelas crianças e seniores do concelho, e, agora, publicado pelo município.

A organização destaca o ‘Cortejo da Tradição’ (dia 9), no qual todas as freguesias do concelho desfilam as suas principais tradições e, ainda, a majestosa procissão em honra de Santo António (dia 10). “Temos como parceiros nestas festas as nossas associações, instituições e escolas e é graças a elas que, com o seu voluntariado na dinamização de grande parte do programa, conseguimos reduzir o orçamento”, indicou a vereadora, apontando para um corte na ordem dos 30 por cento este an o. O orçamento ronda os 50 mil euros. O orçamento é mais reduzido, mas a organização das Festas de Santo António de Vila Verde garante que mantêm a grande qualidade que as prestigia.

Júlia Fernandes apontou, ainda, para a inserção no programa de festas uma ‘Mostra de Talentos’ - no dia 13. “O palco vai ficar destinado e reservado a todos os vilaverdenses que quiserem mostrar os seus talentos, musicais, teatrais e artísticos”.
Para António Vilela, presidente da câmara, “esta é uma oportunidade também para as associações e instituições locais mostrarem o que têm e preservam a nível de tradições e costumes”.

“Para o município este é um investimento que se faz, embora este ano mais contido, na promoção do nosso território do ponto de vista turístico”, apontou o edil. Uma das novidades para os mais novos vai ser a abertura do edifício da antiga adega de Vila Verde, recuperada e remodelada pelo município, para receber a animação nocturna pela noite dentro com vários dj’s de renome.

31-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário