Tractores abençoados e em missão social



Mais uma vez foi enorme a adesão a uma iniciativa de cariz social, cuja angariação de fundos teve o restauro da igreja românica de Pedregais como ponto principal.
As más condições climatéricas tiraram algum brilho ao evento, contudo marcaram presença 64 tractores, que foram devidamente abençoados pelo pároco Sandro Vasconcelos.


No interior da igreja românica procedeu-se a uma pequena celebração da Palavra. Chovia copiosamente, mas quando começou a bênção a chuva deu tréguas, acabando por permitir a realização da bênção e igualmente de um desfile turístico que passou por diversas freguesias em Vila Verde: Ribeira de Neiva, Pedregais, Duas Igrejas, Azões, Rio Mau, Goães, Anais e Godinhaços.

Depois de um animado passeio, seguiram-se os tradicionais comes e bebes. Primeiro foi servido moelas, orelha e vinho branco de forma gratuita a todos os presentes. Já o almoço foi servido a 164 pessoas, que se deliciaram com uma valente feijoada. O almoço contou com a animação de três concertina s, bem como os acordes da viola do padre Sandro Vasconcelos. Servido o café, a animação prolongou-se durante a tarde e parte da noite, com concertinas e a presença do cantor Hélder Batista, que animou igualmente os presentes.

Esta foi mais uma iniciativa para angariar fundos para a igreja de Pedregais, que necessita urgentemente de obras de restauro. Para o pároco, um dos mentores deste evento, “foi um verdadeiro sucesso”. “É para repetir no próximo ano”, acrescentou ainda Sandro Vasconcelos.

“Num meio pequeno, procuramos encontrar diversas alternativas para conseguir angariar verbas monetárias. A comunidade local empenha-se a fundo, mas não podemos estar a pedir sempre às pessoas da comunidade para ajudarem. Por vezes, torna-se mais fácil criar eventos e dinâmicas na comunidade, oferecendo algo às pessoas do que fazer simplesmente pedidos. Para além disso, este tipo de iniciativas contribui para uma interacção mais salutar entre os populares”, destacou.

03-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário