As más condições climatéricas tiraram algum brilho ao evento, contudo marcaram presença 64 tractores, que foram devidamente abençoados pelo pároco Sandro Vasconcelos.
No interior da igreja românica procedeu-se a uma pequena celebração da Palavra. Chovia copiosamente, mas quando começou a bênção a chuva deu tréguas, acabando por permitir a realização da bênção e igualmente de um desfile turístico que passou por diversas freguesias em Vila Verde: Ribeira de Neiva, Pedregais, Duas Igrejas, Azões, Rio Mau, Goães, Anais e Godinhaços.
Depois de um animado passeio, seguiram-se os tradicionais comes e bebes. Primeiro foi servido moelas, orelha e vinho branco de forma gratuita a todos os presentes. Já o almoço foi servido a 164 pessoas, que se deliciaram com uma valente feijoada. O almoço contou com a animação de três concertina s, bem como os acordes da viola do padre Sandro Vasconcelos. Servido o café, a animação prolongou-se durante a tarde e parte da noite, com concertinas e a presença do cantor Hélder Batista, que animou igualmente os presentes.
Esta foi mais uma iniciativa para angariar fundos para a igreja de Pedregais, que necessita urgentemente de obras de restauro. Para o pároco, um dos mentores deste evento, “foi um verdadeiro sucesso”. “É para repetir no próximo ano”, acrescentou ainda Sandro Vasconcelos.
“Num meio pequeno, procuramos encontrar diversas alternativas para conseguir angariar verbas monetárias. A comunidade local empenha-se a fundo, mas não podemos estar a pedir sempre às pessoas da comunidade para ajudarem. Por vezes, torna-se mais fácil criar eventos e dinâmicas na comunidade, oferecendo algo às pessoas do que fazer simplesmente pedidos. Para além disso, este tipo de iniciativas contribui para uma interacção mais salutar entre os populares”, destacou.
03-05-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário