EB 2.3 de Vila Verde presente na reflorestação em Escariz S. Martinho



Na manhã do dia 08 de maio, o projeto “Namorar a Floresta” da escola EB 2/3 e Vila Verde realizou mais uma ação de valorização e promoção da floresta e das espécies autóctones. Em parceria com a Junta de Freguesia de Escariz S. Martinho e a Câmara Municipal de Vila Verde foi reflorestada uma área ardida desta freguesia.


Participaram nesta atividade os alunos das turmas do 7ºB e 8ºA, acompanhados pelos professores Francisco Bezerra (presidente da Junta de Escariz), Irene Branco, Zita Barros e Francisco Vale (coordenador do projeto). Com a orientação do Eng. Miguel Gonçalves, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila Verde e da Engª. Ana Branco foram plantados mais de 150 carvalhos (Quercus robur) numa área recentemente ardida desta freguesia.

Apesar da chuva que nos acompanhou durante quase toda manhã os alunos mostraram entusiasmo e empenho na plantação dos carvalhos. Para esta atividade foi fornecida a cada participante uma T-shirt com o logótipo do projeto e no final um pequeno lanche para recuperar as forças.


O Projeto “Namorar a Floresta” foi selecionado para a segunda fase do Concurso nacional Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, cujo tema este ano é “ Valorizar os recursos locais e regionais para a solução de problemas concretos”.

Assim, partindo dos conteúdos programáticos do 3º ciclo das disciplinas de Ciências Naturais, de Geografia e História, pretende-se com este trabalho associar a valorização e proteção da floresta às tradições, recursos e atividades proporcionadas pela floresta, bem como usar a tradição local de elaboração dos “lenços dos namorados” para promover a defesa da floresta. No nosso concelho a floresta e atividades florestais ocupam ainda uma percentagem importante da população, fornecendo recursos fundamentais para as atividades económicas da região.


Todas as atividades deste projeto podem ser acompanhadas no blogue:
http://namorarafloresta.blogspot.pt/

11-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário