Escola Secundária de Vila Verde destaca-se a nível nacional


Alunos da Escola Secundária de Vila Verde

Todos os anos, as Competições Nacionais de Ciência juntam dezenas de milhares de alunos provenientes de escolas de todo o País na Universidade de Aveiro.

Para uns, uma estreia, para outros, mais uma oportunidade para pôr à prova os seus conhecimentos. O dia 26 de abril, último dia das competições reservado aos alunos do Ensino Secundário, esteve chuvoso com algumas abertas.

Mas para os 50 alunos da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Vila Verde que participaram nas provas de matemática, física e biologia, o sol até brilhou mais intensamente no momento em que chamaram ao palco os vencedores.

Inês Cunha e Fábio Ferreira: 3.º lugar

A dupla do 12.º ano formada pelos alunos Fábio Alexandre Lopes Ferreira e Inês Coturela Cunha conquistou o 3.º lugar, numa disputa que envolveu 155 equipas. As 2886 sessões de treinos em frente ao computador foram decisivas para completarem os 10 níveis da prova de biologia em apenas 1 minuto e 35 segundos, a escassos segundos dos primeiros classificados.

Quando chegou a vez de divulgar os premiados nas provas de matemática, de novo foi solicitada a presença da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Vila Verde. Subiram ao palco, para serem medalhadas com o 3.º lugar, as alunas do 12.º ano Diana Freitas Dias e Raquel Saraiva Pinheiro Soares. Ultrapassaram 240 equipas em competição e enfrentaram os 20 níveis da prova em 12 minutos e 4 segundos.

A Escola Secundária com 3.º Ciclo de Vila Verde tem conseguido levar até à Universidade de Aveiro equipas de alunos que se posicionam entre os 50 primeiros classificados. Desta vez, para além dos medalhados, mais cinco equipas conseguiram esse feito.

Na prova de bio11, Ana Matilde Silva Gomes e Cláudia Alexandra Cunha Leitão ficaram na 9.ª posição; na prova de bio10, Diogo Duarte Lopes e Francisco Guerra Matos na 15.ª posição; na prova de fis12, Luís Filipe Lopes Araújo e Tiago Joaquim Gonçalves Durães na 18.ª posição; na prova de bio11, Michel Fernandes Lopes e Moisés Alexandre Silva Duarte na 30.ª posição; finalmente, na prova de fis11, Márcio António Faria Oliveira e Nuno Filipe Vale Guerra na 32.ª posição.

As provas englobam os conteúdos programáticos dos diferentes anos de escolaridade e no dia das competições finais alguns desses conteúdos ainda não foram lecionados. Na preparação dos alunos, é fundamental o papel dos professores da escola ao esclarecerem as dúvidas que surgem nas sessões de treino disponíveis na Internet. Nestas competições, o esforço dos alunos é bem recompensado, pois, para além de prémios aliciantes, os 1.º classificados nas provas do 12.º ano podem contar com um ano de propinas pagas na Universidade que escolherem.

01-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário