Cágados-de-carapaça-estriada devolvidos à natureza nas Lagoas do Prado



Três cágados-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), uma espécie considerada em perigo de extinção em Portugal, vão ser libertados na quarta-feira nas Lagoas do Prado, em Vila Verde, um conjunto de lagoas resultantes da extração de barreiros, onde se encontra uma das últimas populações desta espécie em todo o Litoral Norte. Graças ao desenvolvimento de uma ferramenta molecular por parte do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), é possível identificar, através de análises genéticas, a origem geográfica dos animais entregues nos Centros de Receção de Animais Selvagens. Os três animais vão ser libertados pelas 15 horas de quarta-feira e será acompanhada pela visita de duas turmas do Externato Infante D. Henrique de Braga, com quem serão realizadas diversas atividades de observação da biodiversidade desta lagoa.

A libertação de exemplares desta espécie, provenientes de apreensões da GNR ou oriundos dos centros de de receção oficiais, é um dos objetivos do Projeto LIFE Trachemys. Trata-se de uma projeto desenvolvido pelo CIBIO, o Parque Biológico de Gaia e a Associação ALDEIA/RIAS, em Portugal, e a Generalidade Valenciana e a empresa Vaersa, em Espanha.

O projeto, lançado em 2011 e com uma duração de 3 anos, tem como foco principal avaliar a situação atual das populações de cágados autóctones e invasores, em particular da tartaruga da Flórida (Trachemys scripta), que se tem estabelecido em diferentes zonas húmidas nacionais devido à libertação de animais de estimação em meios naturais e o desenvolvimento e teste de diferentes métodos inovadores de captura, explica o CIBIO em comunicado.

30-04-2012 - JN - Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário