Base Escutista Nacional ‘nasce’ em Gondomar



Deve entrar em funcionamento até ao próximo Verão a Base Escutista Nacional de Gondomar, Vila Verde, equipamento que está a ser construído a partir do restauro e adaptação da antiga escola primária daquela localidade típica localizada na zona norte do Concelho. O projecto está a ser materializado pelo Núcleo de Vila Verde do Corpo Nacional de Escuteiros, com base num Protocolo de Cooperação estabelecido com a Junta de Freguesia de Gondomar e Município de Vila Verde, assente na cedência das instalações. As obras de restauro e adaptação estão a ser realizadas pelo próprio município (cedência de materiais e alguma mão-de-obra) e trabalho voluntário dos jovens escuteiros do Núcleo de Vila Verde.


«Os jovens e outros frequentadores deste espaço terão aqui uma oportunidade de formação, de encontro e promoção do território concelhio», avança o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, notando que «o objectivo é trazer para aqui jovens de todo o País e mostrar as nossas potencialidades». O autarca sublinha que, «fruto deste protocolo, ficam criadas condições, não só para aproveitar o edifício, mas especialmente para que se dinamizem iniciativas que promovam a freguesia de Gondomar».

António Vilela acentua que «a Base Escutista vai servir para dinamizar as potencialidades da freguesia de Gondomar e desta zona d o Concelho, aproveitando o seu potencial paisagístico e natural pondo-os ao serviço da comunidade, dos vários trilhos pedestres, equestres e mesmo BTT, entre outras actividades de natureza».

Durante uma visita recente às instalações - acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia de Gondomar, Carlos Alberto Peixoto, do Chefe dos Escuteiros do Núcleo de Vila Verde, Manuel Braga, e do Secretário do projecto internacional da junta núcleo de Vila Verde do CNE, Luís Vieira - o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde percebeu o andamento das obras de restauro e adaptação do antigo edifício escolar da freguesia.

«Estamos a fazer tudo para que a obra avance rapidamente, para que a curto prazo haja condições para os escuteiros usufruírem das instalações», notou o edil vilaverdense.

Na sua perspectiva, «temos condições para arrancar com actividade neste espaço ainda antes do Verão, para dar nova vida a este edifício e a esta zona do Concelho». E vai mais longe: «se não estiver totalmente concluída, há-de estar muito próximo disso e em condições de ser utilizado antes do Verão».

Refira-se que este é mais um projecto pioneiro a nível nacional, mais um em ordem à afirmação do potencial turístico/paisagístico do Concelho de Vila Verde e das próprias dinâmicas sociais locais e regionais.

07-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário