Vila Verde doa da antiga Escola Primária à EPATV para instalação de uma Escola Superior de Gastronomia


O Município de Vila Verde aprovou, esta manhã, a proposta de doação da antiga Escola Primária da Sede - Vila Verde à Escola Profissional Amar Terra Verde, Lda, proposta do Presidente do Executivo Municipal, Dr. António Vilela.

Está, assim, dado o passo que permitirá o desenvolvimento efectivo de um projecto de instalação de uma Escola Superior de Gastronomia em Vila Verde, o que constitui caso pioneiro e único no País, até ao momento.

«Este é um passo importante - e julgo que decisivo - para lançar o objectivo de colocar Vila Verde na esfera do Ensino Superior, depois de alcançados outros patamares de excelência, tanto no ensino primária (1º ciclo, com a requalificação do parque escolar e construção de Centros Escolares de Cabanelas, Vila Verde, Monsenhor Elísio Araújo, Ribeira do Neiva, Vila de Prado, Turiz, Moure, Lage e Vade) como no secundário (requalificação da escola Secundária de Vila Verde) e no profissional (verificando que a EPATV tem vindo a crescer de forma sustentada e a afirmar-se no panorama do ensino profissional contribuindo para o desenvolvimento social, económico e cultural da região)», sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, que destaca «o trabalho - também de excelência - de todos os agentes educativos, do Pelouro da Educação, aos Directores de Agrupamentos e Direcção da EPATV, Directores Escolares, professores, alunos e pais/encarregados de educação».

Destaca, contudo, neste caso concreto, «o caminho de elevada qualidade percorrido pela EPATV, desde a sua criação. Aparece mesmo mencionada como escola de referência e um “caso de inovação e de sucesso” no estudo da responsabilidade do Conselho Nacional de Educação intitulado “Estado da Educação 2011. A Qualificação dos Portugueses”, recentemente publicado».

Neste contexto, a EPATV lançou a bases de um projecto para instalação de uma Escola Superior de Gastronomia, dando, agora, o Mun icípio de Vila Verde o passo em ordem à materialização física do mesmo, através da doação de um espaço capaz de acolher a ambição imposta pelas dinâmicas entretanto geradas.

«Noto que esta ambição surge numa altura em que o sector da gastronomia e dos vinhos é apontado como um dos 10 produtos do Plano Estratégico Nacional do Turismo e tem um forte potencial de crescimento em todo o mundo», vinca o Dr. António Vilela. De resto, não tem dúvidas «da capacidade da EPATV colocar em marcha mais este ambicioso projecto. A EPATV tem já contribuído para a projecção do Concelho de Vila Verde, a nível local, regional e nacional, sendo um dos principais actores do desenvolvimento local e regional».


Requalificação urbana / Novas dinâmicas socioeconómicas

Com este passo, o Executivo transfere a tutela da EPATV a antiga Escola Primária da Sede, em Vila Verde, um edifício de dois pisos com logradouro, sito no na Rua 1.º de Maio, freguesia e concelho de Vila Verde.


Refira-se que, com o processo de reestruturação da rede escolar em curso, e após a construção do Centro Escolar de Vila Verde, o Município deixou de ter necessidade de afectar o edifício em causa à prossecução das suas atribuições como escola pública de ensino básico. De resto, o referido edifício, embora sem actividade permanente, apresenta as condições necessárias para uma utilização relacionada com o ensino profissionalizante e outras actividades próprias de uma instituição relacionada com o ensino profissional, como é a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Em paralelo, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, faz notar que «a concretização deste projecto trará novas e ainda maiores dinâmicas socioeconómicas para a malha urbana de Vila Verde, para além de avançar decisivamente para a regeneração urbanística daquela zona do Centro».

19-03-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário