Três novos centros escolares

Vila Verde acaba de lançar os concursos públicos para a construção dos Centros Educativos de Soutelo, Cervães e Lage, três novos equipamentos escolares que vêm cumprir/concluir as directrizes da Carta Educativa.


“Deste modo, conclui-se um dos grandes objectivos estratégicos do município de Vila Verde nos últimos anos, o de dar condições de excelência às nossas crianças e jovens no acesso à educação e aos professores e pessoal não docente na prática da docência e apoio educativo”, sustenta o presidente da câmara de Vila Verde.

António Vilela está seguro de que “em tempo de dificuldades Vila Verde aposta no futuro, em cidadãos melhor formados e melhor preparados para os desafios do futuro”.

Em todos os casos (Cervães, Soutelo e Lage), são realizadas obras de remodelação/ampliação, partindo das instalações-base ajustando-as às novas realidades educativas.

Assim, todos os equipamentos estarão dotados das mais modernas valências pedagógicas, da biblioteca, conforto térmico (eficiência energética) e condições higieno-sanitárias, salas polivalentes, cozinhas e refeitórios — destaca uma nota municipal.

Em Soutelo, às quatro salas existentes juntam-se mais três salas, complementadas com cozinha e refeitório, biblioteca e áreas de apoio logístico.

A Requalificação/Ampliação do edifício escolar de Soutelo insere-se numa zona habitacional com boas acessibilidades servido de transportes públicos.

A área de intervenção para constituição do Centro Educativo da Lage, envolve uma grande remodelação, do edifício existente e da ampliação do mesmo, de acordo com programa exigido. O edifício existente e ampliação ocupam a área total de implantação de 1310.00 m².

Em Cervães, a intervenção a levar a cabo permitirá albergar o conjunto de alunos provenientes do EB1/JI de Cervães - Visage, que entretanto foi fechado, respondendo, desta forma, às actuais exigências funcionais e de conforto, à necessidade de reordenamento do Parque Escolar e aos pressupostos das actuais políticas de educação.

A ampliação e remodelação da infra-estrutura existente - EB1 e Pré-escolar de Cervães - prevê a construção de um novo edifício que alberga duas novas salas, uma de 1.º Ciclo do Ensino Básico e uma sala de actividades de Pré-escolar, uma Sala Polivalente de Apoio ao Pré-Escolar, Biblioteca, instalações sanitárias, um refeitório, cozinha e espaços anexos e complementares.
Nos edifícios existentes, está prevista a introdução de melhorias ao nível do seu isolamento térmico, acústico, um novo sistema de aquecimento.

17-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário