Escola profissional hasteou bandeira verde

Os alunos e professores da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) juntaram-se, ontem, mais uma vez, para hastear a Bandeira Verde 2011. Esta é já a quarta vez consecutiva que o estabelecimento de ensino recebe o Galardão Bandeira Verde, fazendo jus ao trabalho que desenvolve ao nível de comportamentos construtores de uma Vila Verde mais sustentável e amiga do meio ambiente.


Foi às portas da EPATV que a comunidade escolar se juntou ‘em peso’ para celebrar o feito e hastear condignamente a atribuição do galardão, ao som de concertinas tocadas pelos próprios alunos.
João Luís Nogueira, director da escola profissional, mostrou o seu contentamento no discurso, onde elogiou, sobretudo, os alunos e os seus projectos, que permitiram a atribuição de mais um galardão.

São vários os projectos ‘amigos do ambiente’ que a EPATV promove, desde o ‘Ponto Electrão’, em colaboração com a EDP, à ‘Gincana Rock in Rio’ e o Grupo de Voluntariado ‘Epajuda’, com a SIC Esperança, às ‘Brigadas Verdes’, entre outros.
“São um conjunto de projectos nas perspectiva de um ambiente mais sustentado”, destacou João Luís Nogueira, sublinhando a “sensibilidade” dos alunos para estas questões “na procura de uma vida saudável para as próximas gerações”.

O director da escola profissional de Vila Verde apontou, ainda, para dados importantes que os alunos e a sociedade em geral devem reter: “se o noss o mundo continuar tal como está, em 2050 vamos precisar de um segundo planeta, porque o crescimento de produção agrícola para alimentar a população de então, terá que ser de mais 70 por cento da actual”.

O responsável da EPATV fa- lou, ainda, da necessidade que urge de “regressar à terra e à autosucifiência agrícola, que é fundamental para o nosso bem futuro”.
A Bandeira Verde é, acima de tudo, “um símbolo do projecto ‘Eco-Escolas’, que se deve ao esforço e dedicação dos alunos da EPATV”, rematou.

Eco-árvore inaugurada ontem

Depois de hasteada a Bandeira Verde 2011, os alunos e professores da escola rumaram à Praça do Município para inaugurar a Eco-Árvore de Natal 2011, juntamente com o município, representado por Júlia Fernandes, vereadora da Educação.
Tal como nos anos anteriores, a emblemática eco-árvore resulta de um projecto de parceria com todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Verde.

É com materiais reciclados que os alunos das escolas ornamentam todos os anos a eco-árvore, a qual, nas palavras do director da EPATV é “um exemplo de partilha”.
Júlia Fernandes referiu, a propósito, que “todos juntos conseguimos fazer sempre mais e melhor” e apelou à comunidade para também saber “dar as mãos”, sobretudo nesta época” para dar o apoio que for possível às famílias que mais precisam, no sentido de se “pensar também naqueles que têm menos que nós”.

16-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário