Um orçamento educativo

“Este é um orçamento de rigor, contenção criteriosa na despesa (ajustamento aos cortes nas transferências da Administração Central)”, defende o Presidente da Câmara de Vila Verde.
António Vilela classifica assim o documento estratégico do Município para 2012 com uma despesa de 43 milhões de euros, destinando-se a maior fatia ao objectivo da educação.
A consolidação dos investimentos estruturantes e de lançamento de obras/projectos que se mostram claramente capazes de manter e/ou gerar dinâmicas socioeconómicas à altura de consolidar Vila Verde na primeira linha do desenvolvimento afirma-se como outra linha-mestra do programa.



O documento mostra “o grande esforço que a câmara municipal se propõe fazer para impulsionar o desenvolvimento do concelho baseando-se numa política de rigor e de investimento em sectores de nuclear importância”.

António Vilela declara que “a estratégia do investimento assentará no máximo aproveitamento dos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a realização de obras que vão elevar o nível de qualificação, o bem-estar e a qualidade de vida dos vilaverdenses. Com efeito, o Município não poderá desperdiçar a oportunidade de concretizar grandes projectos de desenvolvimento local com financiamentos do QREN na ordem dos 85%”.

Prioridade social

Sendo um “orçamento de rigor”, as funções sociais continuam a constituir 65% das opções de investimento. E, de um bolo total de 43.292.115€, a maior fatia destina-se ao objectivo da educação.


Na verdade, o sector da educação continua a ser o pilar do desenvolvimento concelhio, chamando a si mais de 35% do orçamento. Trata-se de um esforço para levar por diante o processo de reorganização de rede escolar preconizada na Carta Educativa e de um investimento na formação das gerações mais novas e no apoio às respectivas famílias.
Além do avultado investimento na edificação dos centros educativos de Moure, da Vila de Prado e de Turiz, apostar-se-á também na requalificação e ampliação dos centros escolares de Soutelo, Lage e Cervães.

Aposta global

No entanto, os investimentos contemplam, de forma significativa, outras áreas estruturantes, como as infra-estruturas rodo-viárias, com 18,48%, e a promoção da cultura, do desporto e do lazer, que representam 17% do investimento .

Paralelamente, terá lugar a construção e requalificação de equipamentos desportivos, como os pavilhões gimnodesportivos de Cervães e da Portela do Vade, que irão estar ao serviço dos estabelecimentos de ensino e das populações.

A conclusão da construção da Casa do Conhecimento permitirá concretizar o projecto de regeneração urbana de uma zona nobre da sede do concelho e um espaço de convergência de pessoas e de tecnologias dinamizador da sociedade do conhecimento e da inovação na região.

03-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário