Estação Meteorológica da Escola Básica de Ribeira do Neiva ao serviço da comunidade

No Agrupamento de escolas de Ribeira do Neiva, existe um clube de meteorologia cuja actividade se desenvolve desde o ano letivo 2009/10, fazendo um boletim meteorológico diário da região com o estado de tempo e previsão.


A partir de agora ficará ao serviço da população, estabelecido que está o acordo de colaboração com rádio voz do Neiva tendo em vista a informação do estado do tempo local e previsão.

O clube tem como objetivos: Dar a informação meteorológica regional e respetiva previsão como serviço público. Desenvolver técnicas de análise e previsão meteorológica. Sensibilizar a comunidade escolar para o estudo da meteorologia e da sua importância como ferramenta de análise das alterações climáticas. Valorizar o papel da meteorologia na sociedade civil.

Em Novembro de 2010, o clube melhorou as suas condições de trabalho com a criação de um abrigo meteorológico, obra feita por um aluno EFA do Secundário, Carlos Alves. Diariamente, os alunos do Clube fazem a leitura dos registos a partir da estação meteorológica escolar, sendo posteriormente interpretados e apresentados num boletim diário sobre o estado do tempo e previsão para o dia seguinte.


Esse boletim é afixado em dois painéis informativos da escola (sala de professores, átrio da escola) e é envi ado, via correio electrónico, para as entidades parceiras e para os cidadãos em geral (previamente inscritos). Atualmente contam com 80 amigos do clube, desde alunos, professores e cidadãos em geral que recebem regularmente o boletim meteorológico da região de Vila Verde. Para os interessados em receber o boletim via digital, poderão solicitar o serviço através do endereço meteoneiva@gmail.com.

A dinâmica deste clube com 35 alunos do 6º A, 6ºB, 6ºC, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 9ºA e 9ºB, estende-se a outras atividades temáticas lúdicas e pedagógicas associadas à meteorologia como o “Pensamento Meteorológico”, “Meteo Mundo”, “Meteo Recorde”. Um dos responsáveis do clube, afirma que existem alunos capazes de fazer previsões meteorológicas bastante fiáveis, fruto das competências e técnicas aqui implementadas. Além disso, os mesmos alunos também guiam visitas à estação meteorológica da escola.

No final do ano letivo o clube organiza um acampamento científico para fazer estudos microclimáticos. A dinamização deste clube é feita por uma equipa multidisciplinar de professores do departamento de Ciências Humanas e Sociais e departamento de Línguas.

*** Nota do Clube de Meteorologia/Agrupamento de Escolas de Ribeira do Neiva ***

13-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário