Feira animou Pico de Regalados

Em Pico de Regalados o trânsito entupiu, o estacionamento esgotou, gente da terra e redondezas encheu, ontem, o Largo da Feira.
Cumprindo a tradição festiva, a Associação Cultural, Desportiva, Recreativa e de Solidariedade Social levou a efeito mais uma edição das feiras novas com música popular e comércio de produtos locais.



Vendiam-se cavalos a preços entre os 400 e os 1.500 euros, mas também se comerciavam tractores, frangos e coelhos, castanhas e maçãs ‘porta-da-loja’, roupas de inverno por cinco euros a peça e ainda dvds, pipocas e balões.

Três mudas de cama por uma nota de vinte

Apregoavam-se quatro toalhas de mesa a 10 euros e três mudas de cama por uma nota de vinte.
António Pereira, de Braga, confessa-nos: “gosto de tudo isto. Vivo na cidade mas sou da aldeia. Em Braga ao domingo vai toda a gente para o centro comercial. Isto é muito mais animado, pelo folclore mas também pelos produtos regionais.

Deolinda, da vizinha freguesia de Atães, conta-nos que já escutava os avós a falar desta feira — anunciada como uma das mais antigas do concelho.
“Mas isto está a diminuir, cada vez há menos tendas”, repara Deolinda, confessando que o que mais aprecia são produtos regionais, o chouriço ou as castanhas assadas.

Música, cavalos e peúgas

“Aqui, a música tradicional é uma das coisas que eu mais gosto”, diz-nos o amarense Avelino, explicando a sua presença por ser “uma maneira diferente de passar uma tarde de domingo”.
“É também uma forma de mostrarmos aos miúdos tradições que são antigas”, salienta. “Eu gosto mesmo é das desgarradas”, confessava uma vilaverdense.

As Feiras Novas em Pico de Regalados decorreram ao longo do fim de semana, fazendo movimentar, além dos negócios de roupas, de frangos e de hortaliças, também as tasquinhas com febras e frango assado e um programa de animação.

Sábado à tarde houve corrida de cavalos a passo travado. Ontem, houve feira de ‘pica no chão’, feira de artesanato e concurso de açafates. A tarde animou com um festival organizado pela Rádio Voz do Neiva com presenças anunciadas dos Boémios, os Broa de Mel, os Chave d’ Ouro, Iran Costa e Ricardo & Henrique.

As proximidades do palco encheram-se de público. Ao longe, já se apregoavam por cinco euros trinta e seis pares de peúgas de pura lã virgem.
O evento, dinamizado pelo município de Vila Verde e pela empresa municipal Proviver, é inserido na Rota das Colheitas.

07-11-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário