Mais de 100 empresas querem integrar AEViver

Há mais de uma centena de empresas com interesse em se juntar à Associação Empresarial de Vila Verde (AEViver). Após a ainda recente fundação, os associados encontram-se no próximo dia 5 de Dezembro para eleger os seus órgãos directivos.


Para já a comissão instaladora da AEViver quer avançar com “o estudo dos problemas dos empresários de Vila Verde que sejam de interesse para o desenvolvimento da economia concelhia”.

Um dos ‘cavalos de batalha’ da associação será, para já, o combate à “concorrência desleal”. Planeadas para o próximo ano estão várias iniciativas como a realização de feiras, certames, colóquios, conferências e congressos.

Decidida está também a isenção de qualquer quota para as empresas que assinarem a proposta de adesão de sócio.

“Um incentivo para que todos possam ser parceiros e para que haja um leque alargado de áreas presentes nos órgãos da associação”, referem os fundadores da AEViver, que se reuniram há dias.

Um dos objectivos da associação empresarial vilaverdense é precisamente “criar parcerias junto dos tecidos empresarial, comercial e industrial do concelho para responder à situação económica difícil que o país e a região atravessam”.

As parcerias são também importantes para a AEViver levar a cabo o seu trabalho, por isso mesmo vai assinar em breve protocolos com as Juntas de Freguesia de Prado, Vila Verde, Moure e Lanhas - protocolos estes que pretende estender a outras juntas locais e também às Instituições Particulares de Solidariedade Social com vista a fazê-las participar nas diferentes actividades que vierem a ser realizadas a partir de 2012 - já com os novos órgãos directivos eleitos.

Relações com PAPLOP’s na mira da associação

Nos planos está ainda a possibilidade de realizar negócios e investimentos, incluindo missões empresariais.

A AEViVer não quer descurar também a questão do ensino e da formação profissional e está a preparar candidaturas ao Programa Operacional de Potencial Humano.

As potenciais relações com os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) serão incrementadas pela associação empresarial. A AEViver aponta mesmo estas relações com os PALOP como “uma janela de oportunidade para os empresários do concelho expandirem os seus negócios e criarem relações institucionais e profissionais que possam alavancar processos futuros”.

A promoção e defesa das actividades empresariais e associativas, nomeadamente, a prossecução e desenvolvimento de actividades junto dos seus associados, incluindo áreas como a Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços, estão entre as prioridades da AEViver que promete ainda defender os interesses da comunidade empresarial junto do poder político e administração pública.

Com essa mesma finalidade, a associação já está a tentar concertar uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, a fim de explanar os propósitos da agremiação, dando a conhecer ao município os seus objectivos enquanto movimento associativo empresarial, que se centram, antes de mais, no incremento e potenciação dos negócios locais.

03-11-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário