Crianças de Ribeira do Neiva ajudam a defender floresta

Os alunos da EB 2,3 de Ribeira do Neiva, Vila Verde, aprenderam, ontem, uma técnica de reflorestação por sementeira, utilizando bolotas, que depois de germinadas irão ser plantadas numa área a designar pela autarquia e que, em princípio, será em Prado S. Miguel.


A actividade deu, ontem, início à ‘Semana da Floresta Autóctone’, promovida pela Câmara de Vila Verde, em parceria com várias outras entidades que se associaram à iniciativa, entre as quais figuram a Associação ‘AMO Portugal’ e ‘Movimento Terra Queimada’ - que dirigiram este workshop sobre reflorestação, bem como outros, integrados no programa que decorre até ao próximo dia 30.

“Esta semana, que intitulámos de ‘Vamos ajudar a Floresta’, resulta de uma parceria entre a educação e o ambiente neste que é o Ano Internacional das Florestas e neste dia que hoje se comemora - o Dia Mundial da Floresta Autóctone”, indicou Júlia Fernandes, vereadora da Educação da autarquia vilaverdense.

“Nesta semana pretendemos envolver as nossas crianças, que são os nossos parceiros privilegiados para levar a cabo as actividades que têm em vista a sua utilização para uma campanha de reflorestação que o município vai promover dentro de dois, três meses”, explicou a responsável, enquanto o workshop ia sendo desenvolvido junto dos alunos de Ribeira do Neiva pelas associações supramencionadas.

A autarca aproveitou o arranque da ‘Semana da Floresta Autóctone’ para lançar um concurso no mesmo âmbito, dirigido a todas as crianças do ensino básico dos vários agrupamentos escolares, para que encontrem, numa ida à floresta com os seus pais, a maior folha, a maior pi-nha e a maior bolota, sendo que os maiores exemplares darão prémios a quem os encontrar.
“Temos boas manchas florestais autóctones, por isso, é importante sabê-las privilegiar, sobretudo porque são muito mais resilentes aquando dos incêndios”, sublinhou Júlia Fernandes.
Carlos Evaristo, coordenador Norte e Centro da Associação ‘AMO Portugal’ - que organiza o movimento ‘Limpar Portugal’ - que no próximo ano se vai realizar a 24 de Março, esteve, ontem, a dinamizar o workshop com o ‘Movimento Terra Queimada’.

Associações reflorestam Serra Amarela

“As crianças estão a aprender uma técnica nova de sementeira para reflorestação, envolvendo em barro as bolotas e outras sementes gramíneas e herbáceas, criando uma amêndoa protectora da semente, que quando tiverem condições irão originar novos carvalhos”, explicou.

“A colaboração nesta iniciativa vai servir de projecto-piloto para um outro projecto que nós, tanto a ‘AMO Portugal’ como a ‘Terra Queimada’ temos, com o objectivo de reflorestar a Serra Amarela, numa área que já não pertence ao Parque Nacional Peneda-Gerês, mas que foi muito fustigada pelos incêndios há dois anos”.

24-11-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário