Milhares na Festa das Colheitas

Vários milhares de pessoas passaram, nos últimos dias, pela já tradicional Festa das Colheitas de Vila Verde. Os novos produtos apresentados como, por exemplo, a ‘Cerveja Artesanal do Minho’ - 100 por cento natural e artesanal - uma linha de comercialização do ‘Mel Vale do Homem’ e um cabaz que disponibilizará ao público os melhores produtos 'made' em Vila Verde dentro de bem pouco tempo, foram alguns dos projectos dados a conhecer durante o certame.


O dia de ontem começou com a missa das colheitas e os responsáveis pela organização do evento, designadamente, Manuel Barros, da ‘Proviver’, e o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, juntamente com a vereadora da Cultura, Júlia Rodrigues Fernandes, e o eurodeputado José Manuel Fernandes, participaram na cerimónia, à margem da qual traçaram um balanço “extremamente positivo” quanto a mais uma edição da Festa das Colheitas.

E foi Manuel Barros que garantiu que a crise que atravessa o país “não se fez sentir”. O responsável da ‘Proviver’ indicou mesmo que as novidades que este ano foram apresentadas durante o certame “tiveram um impacto importante e mostram que estamos cada vez mais próximos de um regresso à agricultura e esta é que é a grande mensagem desta Festa das Colheitas”.

Manuel Barros sublinhou, ainda, o êxito de outras iniciativas que este ano se assimilaram ao programa tradicional, como por exemplo, a Festa do Vinho, garantindo-a como “um grande sucesso”.

“Tivemos a apresentação de espumantes verdes - o que de facto é um ponto de partida para uma outra escala de mercado. A apresentação no evento de outras marcas de vinho do concelho mostraram também a sua potencialidade comercial”.

“Divulgar o mundo rural”

O presidente da autarquia vilaverdense apontou que “a Festa das Colheitas está dentro daquilo que é o nosso principal objectivo que passa por criar atractividade ao concelho e divulgar o mundo rural - isso está a ser conseguido”.


António Vilela destacou o facto de a Festa das Colheitas se enquadrar este ano num programa mais lato - a Rota das Colheitas - que iniciou já no passado mês de Agosto e se prolonga até ao próximo mês de Novembro, com uma série de eventos e iniciativas que revitalizam a ruralidade do concelho de Vila Verde - como a feira das colheitas em Escariz S. Martinho ou as feiras novas de Pico de Regalados - “que estavam a cair no esquecimento”.

Durante a homilia, o pároco de Vila Verde referiu que “é importante receber boas colheitas e, igualmente, partilhá-las, convidando outras pessoas para a nossa mesa” e apontou que “hoje há muitas famílias que já nem sequer têm tempo para partilhar as refeições juntas. E essas, são famílias em risco”, alertou.

Ontem, o recinto da Festa das Colheitas voltou a encher-se de muitos visitantes, atraídos pelo som animado das concertinas.

10-10-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário