Colheitas em Escariz S. Martinho e malhada em Oriz S. Miguel

No concelho de Vila Verde há neste fim de semana propostas para actividades que celebram as colheitas. Amanhã há uma desfolhada e malhada do milho aberta ao público, na Quinta do Gama, na Freguesia de Oriz S. Miguel, organizada pela Associação de Freguesias de Vale do Homem.


Também neste sábado começa, em Escariz S. Martinho, a 10ª Festa das Colheitas, organizada pela junta e paróquia locais. Estes eventos são inseridos na programação municipal ‘Na Rota das Colheitas’.

Rancho de Prado anima malhada em Oriz S. Miguel

Este ano a malhada e desfolhada do milho tem como cenário a antiga Quinta do Gama, na freguesia de Oriz S. Miguel. Com início marcado para as 15h00, com a apanha do milho, o trabalho vai seguir esta sequência, como o descreveu o presidente da Associação das Juntas de Freguesia de Vale do Homem e autarca de Coucieiro, José Pimentel Silva:
“Depois de apanhado, o milho é desfolhado num local em terra, num cenário tipicamente rural. Depois é que as espigas serão transportadas para o local onde serão malhadas”.
Para além da eira, a quinta possui uma sequeira, um barracão onde os cereais podem secar, quer dê sol, quer chova, ficando protegidos da humidade. “Vai ser na sequeira que elas vão ser malhadas”, acrescenta José Pimentel.

Nesta actividade, que será partilhada com o público e onde “quem quiser trabalhar será bem-vindo”, também será partilhada a alegria e animação das práticas agrícolas: “à semelhança do ano passado, também teremos uma merenda, composta basicamente por pataniscas, broa e vinho verde tinto, e ainda concertinas. O que é inédito é a participação de um rancho folclórico”, referiu o autarca.

Um rancho folclórico da vila de Prado vai animar a malhada, que contará ainda com as presenças de representantes das doze freguesias que compõem a associação. Este ano a celebrar a sua 10ª edição, a festa das colheitas de Escariz S. Martinho distingue-se pela dedicação dos fiéis locais, ao elaborarem pequenos altares compostos por sementes e frutos, que começam a ser construídos cinco meses antes.

A igreja paroquial de S. Martinho é emparelhada com estas obras, artesanais e minuciosas, que os autores oferecem à paróquia em honra dos santos. É das mais antigas manifestações de graças pelos frutos da terra e uma das mais criativas formas de honrar a ruralidade.
O programa da festa das colheitas de Escariz S. Martinho, que principia amanhã, prevê um cortejo, desfile de oferendas, concertinas e cavaquinhos.

Arranjos de altares

A exposição de arranjos dos altares é inaugurada às 16h30, na igreja. Meia hora antes, no campo, dá-se o corte do milho e merenda. A desfolhada colectiva desse milho está marcada para as 20h30 e pelo serão haverá cantares ao desafio e concertinas, numa noite que promete atrair muitos populares. O domingo começa com a eucaristia em acção de graças pelas colheitas, seguida da bênção do Santíssimo aos campos de Escariz. A feira onde estarão à venda os produtos agrícolas, o artesanato e o famoso vinho da maçã da freguesia está prevista para as 11h30, estendendo-se pelo resto do dia.

Pelas 15h30 começa a festa da patanisca, junto às tasquinhas e a tarde será dedicada ao folclore, com a actuação de vários ranchos da região. A programação culmina com o concurso da especialidade da terra, a partir das 17h00 o vinho de maçã.

30-09-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário