Vila Verde: Casa do Conhecimento avança

Quatro presidentes de câmara, o reitor da Universidade do Minho e outras entidades políticas e académicas marcaram presença no lançamento da primeira pedra (com algumas moedas do autor do projecto, Souto Moura) da futura Casa do Conhecimento de Vila Verde, que domina a Praça 5 de Outubro. O autarca anfitrião não tem dúvidas de que “viramos mais uma página histórica para o concelho de Vila Verde” ao dar o primeiro passo para dar vida “a um equipamento pioneiro na região”.


No entender de António Vilela, “a Casa do Conhecimento contribui para a transformação do modo de valorizar o conhecimento e a inovação e que vai ajudar a fomentar o empreendedorismo e a capacidade criativa neste concelho e em toda esta região, aportando-lhe maior competitividade». Falando na cerimónia solene, nos Paços do Concelho, após o lançamento e bênção, pelo arcipreste padre António Rodrigues, da primeira pedra da futura ‘Casa do Conhecimento’.

Após as várias intervenções, foi assinado o protocolo de utilização da marca Casa do Conhecimento por parte dos Municípios de Paredes de Coura, Vieira do Minho e Fafe, representados pelos seus presidentes.

António Vilela não escondeu o seu orgulho em ter conseguido avançar com um projecto tão ousado, “fruto de uma frutuosa parceria com duas instituições de grande prestígio e de inquestionável credibilidade no mundo do conhecimento e da inovação tecnológica: a Universidade do Minho e o seu Centro de Computação Gráfica», representados pelo reitor, António Cunha, e prof. Luís Amaral.

Eduardo Souto Moura (recentemente premiado com o Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura), sentiu- -se em casa, dadas as suas ligações familiares, através da mãe e da avó, que viveram na freguesia de Soutelo.

Com este projecto, cuja execução “vou acompanhar, estou anda mais em casa” — destacou Souto Moura não antevendo qualquer acidente de percurso tendo em conta a ligação que o une à empresa construtora, a Arlindo Correia & Filhos.

O lançamento da 1.ª pedra da Casa do Conhecimento de Vila do Conde — que tem comparticipação comunitária de um milhão de euros — coincidiu com o Dia Mundial da Sociedade da Informação.

«Não tenho a menor dúvida de que este equipamento vai ser um factor de melhoria da qualidade de vida das populações e de incremento das suas habilitações e competências», acentuou o autarca de Vila Verde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, minutos depois do lançamento da primeira pedra, no local da obra, na Praça 5 de Outubro — entre o Hospital da Misericórdia e a Biblioteca Municipal.

Na óptica do autarca de Vila Verde, «o projecto da Casa do Conhecimento, enquadra-se numa estratégia de abertura a um fácil e permanente envolvimento e participação dos cidadãos nas várias valências e serviços, reforçada com a Loja Interactiva de Turismo.

18-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário