Livro de lenços para namorar

«Aqui estão os herdeiros da veia poética de Sá de Miranda» — destacou o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, na apresentação do livro 'Lenços de Namorados: novas escritas de amor'.


Trata-se de uma obra colectiva das escolas de Vila Verde, após concurso municipal, com apoio da empresa vilaverdense ‘Diviminho’, cujo administrador António Sá marcou presença. João Lobo e Júlia Rodrigues Fernandes ouviram o escritor José Ilídio Torres apresentar este livro que prova a dinâmica das escolas e o empenho dos professores na valorização e preservação das tradições. A apresentação foi animada pelo som da classe de violoncelos da Academia de Música de Vila Verde.
Do concurso subordinado ao lema 'Lenços de Namorados: novas escritas de amor' resultou a presença da internet e das novas formas de comunicação, “prova de que se conseguiu conciliar a tradição com a modernidade», como sublinhou o escritor barcelense José Ilídio Torres.
As “belíssimas ilustrações” da obra levaram o apresentador a fazer um desafio: «usem, abusem, descubram este livro, pois vale a pena! Não o deixem na estante a ganhar pó, pois - dessa forma - não cumprirá a sua função».
António Vilela reconheceu que se escreveu já muito “sobre os Lenços de Namorados, mas faltava algo feito pelas nossas crianças. Podemos estar seguros de que as nossas tradições, as nossas raízes, estão bem entregues».
O próprio administrador da ‘Diviminho’, António Sá, justificou o apoio à obra porque “estamos nesta missão de alma e coração e queremos apoiar o meio em que nos inserimos” e esta obra “demonstra a excelente qualidade e vitalidade das escolas de Vila Verde”.
Antes da entrega de prémios, o presidente da Assembleia Municipal, João Lobo, vincou «a qualidade da publicação» e assinalou «o envolvimento do meio (escolas, município, empresas) «para gerar mais-valia local».

Prémios
A lista de vencedores do I Concurso 'Lenços de Namorados: novas escritas de amor' é a seguinte:

1.º CICLO
1.º Prémio: Turma 19 do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo;
Menção Honrosa: Turma 18 do Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo; e Sandra Rafaela Borges Duarte (4.º ano EB 1 Soutelo-Alívio/Agrupamento de Vila Verde).

2.º CICLO
1.º Prémio: João Carlos (n.º 11 - 6.º D / EB 2-3 Professor Amaro Arantes-Moure).

3.º CICLO
1.º Prémio: Pedro (n.º 21 - 7.º D / EB 2-3 Professor Amaro Arantes-Moure)
Menção Honrosa: Nuno Silva (n.º 12 - 9.º B / / EB 2-3 Professor Amaro Arantes-Moure); e João Marcelo Mota (n.º 14 - 7.º E / Agrupamento de Escolas de Vila Verde).

05-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário