Vila Verde: Médico para todos em 2012

Ontem foi dia de festa para Ribeira do Neiva, com a inauguração da Extensão de Saúde, junto à Casa do Povo (onde até agora funcionava), dando um passo decisivo para que em 2012 todos os vilaverdenses tenham médico de família.


A promessa não foi feita pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde — que a corroborou — mas foi anunciada por Raúl Borges, coordenador do Centro de Saúde de Vila Verde.
Ribeira de Neiva e a Extensão de Escariz evoluem, em breve, para ser uma Unidade de Saúde Familiar que homenageia o trovador do Vale do Neiva, Sá de Miranda.
A nova extensão, ontem inaugurada, possui três gabinetes médicos e cinco gabinetes de enfermagem (saúde materna e planeamento familiar, tratamento, vacinas, infantil e adulto) e serve mais de 7.700 utentes, com 30% deles com mais de 65 anos. O governador civil ouviu clamar por mais médicos para que se passe dos 12 mil utentes sem médico de família, em 2005, para zero no próximo ano, uma vez que ainda existem cinco mil — garantiu Raul Borges.
Custódio Lima agradeceu a colaboração da Junta de Freguesia, da Paróquia (que cedeu o terreno) da Câmara Municipal e da ARR Norte para que este sonho fosse realidade e no futuro “com mais um médico especialista” se possa transformar em USF, bem como uma viatura prometida para apoio médico e enfermagem ao domicílio.
Neste momento o Agrupamento Cabreira-Gerês possui 4 USF, sete Unidades Personalizadas, um serviço permanente, um centro partilhado, uma unidade de cuidados continuados e cinco equipas de cuidados continuados.
Satisfeito pela colaboração entre as várias entidades estava também o presidente do Município que agradeceu “o empenho do secretário de Estado Manuel Pizarro” e lembrou o investimento de dois milhões de euros na saúde, sendo milhão e meio da responsabilidade municipal, ao qual se junta o esforço das juntas de freguesia, das paróquias e do Estado. António Vilela reivindicou que estes equipamentos têm agora de “ser dotados de recursos humanos para tornar Vila Verde um concelho com boa saúde” e teve ainda uma palavra de apreço para o trabalho “de qualidade reconhecida” da Santa Casa de Misericórdia.
Às populações de Ribeira do Neiva lembrou que está em curso a construção do centro escolar, a recente inauguração do albergue de apoio aos peregrinos de Santiago e a construção da Escola de Bombeiros, em Godinhaços, de modo “a criar condições para fixar os jovens”.
Além do governador civil de Braga, marcaram presença a directora Distrital da Segurança Social, os presidentes de junta do Vale do Neiva, o deputado Ricardo Gonçalves, vários vereadores municipais. O padre Manuel da Cunha Rodrigues abriu a ses-são inaugural com a bênção das instalações construídas pela empresa Manuel Freitas Costa & Filhos, cujo trabalho recebeu parabéns do secretário de Estado, Manuel Pizarro.

11-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário