Hospital da Misericórdia de Vila Verde: Nível máximo de excelência



O Hospital da Misericórdia de Vila Verde acaba de ser distinguido nos diferentes serviços com o nível máximo de excelência pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), no âmbito de um trabalho de avaliação efectuado em unidades de saúde públicas, privadas e do sector social no país.

O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) atribui a nota mais elevada no que toca à ‘Segurança do Doente’, ‘Adequação e Conforto das Instalações’ e ‘Focalização no Utente’. Foi ainda atribuída “Excelência Clínica” ao serviço de Ortopedia.

Face aos resultados desta avaliação, o Hospital da Misericórdia de Vila Verde vê reiterado o reconhecimento da qualidade do serviço prestado, reforçado pelos resultados de excelência obtidos já nas avaliações anteriores do SINAS.

São resultados que espelham claramente o fio condutor desta instituição: servir sempre, servir bem e com qualidade. Este reconhecimento da qualidade dos serviços e da satisfação dos utentes “orgulha-nos muito e encoraja-nos ainda mais, a fazer sempre mais e melhor”, pode ler-se num documento emitido pela instituição.

No que toca à avaliação da Entidade Reguladora para a Saúde no âmbito do projecto SINAS, a ‘Excelência Clínica’ atribuída ao serviço de Ortopedia realça os cuidados prestados a doentes submetidos a artoplastias totais da anca e joelho.

O grau de excelência distingue ai nda ‘a cultura e procedimentos relacionados com a segurança do doente’, assim como ‘a adequação e o conforto dos espaços e equipamentos’ do hospital. Ao nível da ‘Focalização no Utente’, a avaliação realça o grau de orientação dos serviços para as necessidades e expectativas dos utentes.

Este resultado vem reforçar a confiança, o estímulo e a determinação da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde na aposta da excelência dos seus serviços, não só no hospital, como também nas demais valências sociais.

“A excelência dos serviços deve ser uma exigência permanente na área social e da solidariedade. Só assim estaremos a trabalhar plenamente na ajuda aos outros e aos mais necessitados e a ir de encontro aos melhores anseios da população que nos propomos servir”, refere ainda o documento emitido pela instituição.

A formação e qualificação dos recursos humanos, o investimento na inovação tecnológica, a renovação e melhoramento de edifícios, infra-estruturas e equipamentos, a aposta na certificação de qualidade dos serviços em todas as valências são áreas a que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde tem dado particular atenção.

A instituição não se tem poupado a esforços e a investimentos para assegurar a melhor capacidade de resposta às necessidades das populações, sendo que a remodelação do hospital que se avizinha vem na sequência desse nível elevado de qualidade.

27-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário