Agrupamento 855 de Atães comemora 25 anos



O Agrupamento 855 de S. João Evangelista de Atães, do núcleo de Vila Verde, está de parabéns, pelos seus 25 anos de existência, tendo, durante estes anos, proporcionado a muitos jovens que quiseram viver o ideal escutista experiências únicas e inesquecíveis.

Iniciou a sua atividade com um efetivo de 53 elementos, sendo distribuidos, conforme as idades, pelos vários grupos ou secções: 15 lobitos, 21 exploradores, 8 pioneiros e 9 dirigentes.


Foram seus fundadores, Manuel Marques Afonso, João da Mota Rodrigues, Joaquim Bernardes, Artur Araújo Costa, Padre Francisco da Silva Cardoso, António José da Silva Vivas, Maria Sofia Oliveira Fernandes, Natália Maria Oliveira Fernades e Maria do Céu da Silva Vivas.

A preparação dos elementos para realizarem a sua promessa contou com a colaboração da Junta de Núcleo de Vila Verde e do Monsenhor Américo Ferreira Alves, assistente regional.


O dia 23 de Agosto e 1987 foi o escolhido para realizar a festa da fundação do Agrupamento. Para além do tão desejado acampamento, que causou grande ansiedade e emoção nos jovens, o ponto mais alto foi, sem dúvida, a Eucaristia presidida pelo Assistente Adjunto Regional, Reverendíssimo Cónego António Macedo, tendo como concelebrante o pároco e assistente do Agrupamento, padre Francisco Cardoso. Todos, desde os lobitos aos dirigentes, fizeram a sua promessa

A oficialização do Agrupamento foi publicada na Flor de Lis de Agosto/Setembro de 1988, na Ordem de Serviço Nacional nº 422.

Para sua sede foi cedida, pelo pároco e assistente, a casa da confraria, onde, devido ao seu estado de degradação, o Agrupamento teve de realizar grandes obras de restauro.

O espirito que esteve na base da formação do Agrupamento, foi proporcionar aos jovens atividades que contribuissem para o seu desenvolvimento físico, moral e intelectual.

Desde início, que o interesse pelo escutismo na paróquia foi inequívoco e intusiasmante, de tal forma que, os jovens passaram a aderir, com grande empenho e motivação, a todas as atividades, quer a nível das secções e Agrupamento, quer a nível de Núcleo e Regional. Para além destas atividades escutistas, que muito contribuiram para o desenvolvimeno das capacidades físicas, valores éticos, humanos e cristãos dos jovens, é de realçar o grande envolvimento nos eventos e atividades culturais e religiosas da Comunidade, dinamizando e participando nas festas, dias comemorativos e outras celebrações, nomeadamente, missas de piedade, encenação da Via-Sacra pública, dia da juventude, visita pascal, festa de Natal e cantar dos reis. Por outro lado, também, estiveram sempre atentos aos problemas sociais, participando em campanhas de angariação de bens para os mais desfavorecidos.

De salientar que dos dirigentes fundadores do Agrupamento, ainda continuam no ativo, Manuel Marques Afonso, chefe de Agrupamento e António José vivas, Secretário.

Muitas, alegrias, histórias e aventuras ficarão guardadas na memória de todos aqueles que passaram pelo Agrupamento, quer seja no passado ou no presente.

Apoiar o escutismo é fazer um grande investimento na juventude e, por consequência, é estar a contribuir para a formação das gerações futuras. No entanto, este movimento, tem encontrado dificuldades e resistências várias, que estão a dificultar a sua progressão e caminhada. Contudo, aconteça o que acontecer, de uma coisa podem ter a certeza, a máxima do Chefe Badden Powell, permanecerá para sempre no nosso espírito : “uma vez escuteiro, escuteiro para toda a vida”. “ O homem pouco vale, se não acreditar em Deus e obedecer às suas leis”. Por isso, neste espírito de alegria e de festa, tenhamos Fé em Deus.

24-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário