Artesão barcelense vence 7ª concurso ‘Inovarte’



Júlio Martins Ferreira, de Barcelos, arrecadou o primeiro lugar no concurso Inovarte, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho), sita em Vila Verde, com um trabalho artístico em ferro forjado que exibe o conceito de esforço em equipa, assinalando o Ano Internacional das Cooperativas.

Os segundos e terceiros lugares foram ganhos, respectivamente, pelos artesãos Camila Silva, de Vila Verde, e João Gonçalves Ferreira, de Barcelos, que executaram uma almofada decorativa bordada e um trabalho de figurado.


Nesta sétima edição do Inovarte concorreram 26 artesãos, embora destes, apenas, 16 peças tenham sido seleccionadas previamente para integrar o concurso - uma vez que têm que ser peças únicas, elaboradas especificamente para participar neste concurso, entre as mais variadas artes, desde a olaria, ao ferro forjado e reciclado, latão, pedra, inox, barro, tecidos, linho, entre outras.

Para Abílio Vilaça, responsável pela Adere-Minho, “este concurso, bem como os processos de certificação dos produtos de artesanato, têm contribuído de forma decisiva para a dignificação do papel do artesão e do artesanato, tanto a nível económico, como cultural, como profissional”.
Vilaça entende, também, que o próprio artesanato tem vindo a assumir uma maior importância para o sector turístico, uma vez que “há cada vez mais entidades e empresas ligadas ao turismo que têm procurado estes produtos e a sua certificação”.


Por outro lado, o responsável frisou, ainda, o facto de o artesanato ser um importante motor a nível da economia local e com empregabilidade.

Aguardando pelo 10º produto certificado para, quiçá, dar azo a um possível Museu do Artesa- nato Certificado na região, a Adere-Minhlo acabou de certificar, também, os lenços de Viana do Castelo - um projecto moroso, mas que vai finalmente ser apresentado na próxima segunda-feira, no Museu do Traje de Viana.

Teresa Costa, directora-geral da única associação do país certificadora, disse que os prémios relativos à sétima edição do Inovarte vão ser entregues no próximo dia 30, nas instalações da Adere-Minho, numa cerimónia onde vão estar presentes os artesãos e onde vai marcar presença o presidente da Associação Industrial de Portugal. Refira-se que os prémios foram apoiados pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto.

10-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário