Um dia histórico para a Escola Secundária de Vila Verde



A comemorar o 25.º aniversário, a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) viveu ontem um dia especial. A publicação de um suplemento de 16 páginas no jornal ‘Correio do Minho’ foi o pretexto para uma manhã de intervenções em directo na rádio ‘Antena Minho’ que permitiu divulgar ainda mais esta marca educativa, uma marca de sucesso no concelho vilaverdense.
“Uma escola não se faz fechada, faz-se com a ligação ao exterior”, sustentou Luís Monteiro, o director da escola.


Logo ao início da manhã, dezenas de alunos da ESVV meterem pés ao caminho e distribuíram o jornal pela sede de concelho. “Fizemos também a distribuição do ‘Correio do Minho’ a todas as turmas do 9.º ano das cinco escolas EB 2,3 do concelho”, explicou Luís Monteiro, realçando que o objectivo foi divulgar a ESVV junto dos seus potenciais futuros alunos, uma vez que esta é a única escola secundária em Vila Verde.

Em estilo de metáfora, podemos dizer que os alunos da ESVV invadiram o centro da vila. Ostentando t-shirts coloridas e alusivas aos cursos/áreas de ensino que frequentam, os estudantes “passaram a pente fino” as artérias centrais da localidade e ofereceram o jornal com o suplemento sobre a escola a quem encontravam nas ruas e praças e nos estabelecimentos comerciais e sedes de instituições. Recorde-se que o suplemento teve uma tiragem de 14 mil exemplares.

Obras prontas em Setembro

Com as obras de requalificação a 50%, as perspectivas apontam para que a empreitada esteja concluída em Setembro, a tempo do novo ano lectivo iniciar num equipamento com condições excepcionais para a prática do ensino.


A requalificação permitirá à escola alargar a sua oferta educativa para o próximo ano lectivo, cujo conteúdo é já conhecido e pode ser consultado no suplemento publicado ontem. “A ESVV tem procurado promover uma oferta formativa diversificada para dar resposta aos anseios da população vilaverdense”, realçou Graça Peixoto, subdirectora.

Comemorações em curso

Luís Monteiro destacou ainda as comemorações do 25.º aniversário da escola, cujo programa é amplo e se prolonga até Setembro.
Ainda neste mês de Maio, destaque para uma conferência sobre ‘Motivação e liderança’, pelo professor Jorge Sequeira e para um sarau cultural que vai mobilizar não só a comunidade educativa como a sociedade civil.

Turma 11.ºB surpreende com ‘Six Teen Stories’

Foi na passada sexta-feira, ao final do dia, que foi apresentado o livro ‘Six Teen Stories’, uma obra de 60 páginas que compila seis histórias escritas em inglês pelos alunos do 11.ºB da ESVV. Editado pela escola, o livro resulta de um desafio lançado à turma pela professora de Inglês, Maria José Barbosa.


A docente explica que no pas sado ano lectivo se apercebeu das potencialidades enormes desta turma. “Fizemos um debate sobre as vantagens e desvantagens da internet integralmente em inglês e correu de forma excepcional”, conta a professora. A partir daí, para avaliar os alunos em oralidade, a professora pediu-lhes que a surpreendessem com um trabalho diferente das tradicionais exposições orais ou apresentações com powerpoint.

“O resultado foram trabalhos maravilhosos, nomeadamente peças de teatro escritas e representadas pelos alunos. Fiquei mesmo surpreendida com o empenho e a qualidade da turma”, admitiu a docente, que no início deste ano lectivo os desafiou para escrever este livro.

As histórias que integram ‘Six Teen Stories’ foram todas escritas em oficina de escrita de Inglês.
O resultado está à vista, “um livro que perdurará de forma conjunta pelos caminhos que ainda lhes falta percorrer”, refere a professora.
No entanto, a turma não se limitou a escrever as histórias com a supervisão da professora, também as dramatizou. Professora e alunos esperam agora poder partilhar essas histórias, nomeadamente a dramatização, noutras escolas e instituições.

Tiago Martins e Ana Luísa Carvalho foram os alunos que ontem representaram a turma na reportagem em directo para a Antena Minho. À rádio, os alunos confessaram o entusiasmo com que aceitaram o repto de Maria José Barbosa. Destacaram ainda o facto de todas as histórias terem um tema subjacente. “Foi com orgulho que este grupo de jovens conseguiu, de forma criativa, eloquente e empenhada, não apenas chamar a atenção para problemas tão frequentes no mundo actual como também criar um incentivo para a difusão da leitura em língua inglesa”, realça a professora.

Alunos do 12.º destacam-se nas Competições Nacionais de Ciência

Duas equipas da ESVV destacaram-se este ano nas Competições Nacionais de Ciência que juntaram dezenas de milhares de alunos provenientes de escolas de todo o país, na Universidade de Aveiro. Isabel Costa, um dos professores que coordena o projecto e os quatro alunos distinguidos na competição marcaram presença na emissão especial de ontem da rádio ‘Antena Minho’.


A dupla formada pelos alunos Fábio Ferreira e Inês Coturela conquistou o 3.º lugar nas provas de Biologia, numa disputa que envolveu 155 equipas. As 2886 sessões de treinos em frente ao computador foram decisivas para completarem os 10 níveis da prova de Biologia em apenas 1 minuto e 35 segundos, a escassos segundos dos primeiros classificados.

Nas provas de Matemática foi medalhada com o 3.º lugar a equipa constituída por Diana Dias e Raquel Soares. Ultrapassaram 240 equipas em competição e enfrentaram os 20 níveis da prova em 12 minutos e 4 segundos.
Foram meia centena os alunos da ESVV que participaram nas provas.

17-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário