Seis metros quadrados de romance

Assim nasceu o mega-lenço dos namorados. A frase servia de entrada para o culminar de uma iniciativa que envolveu a comunidade vilaverdense, nomeadamente a escolar. À sua volta, dezenas de fotografias narravam os últimos cinco meses, a envolvência de três mil pessoas em seis metros quadrados de puro romance.


Foi um projecto anual, inserido na emancipação de Vila Verde a capital mundial do amor, num mês recheado de acções e gestos, numa operação de charme que assume contornos inéditos.
No total são 81 quadrados de linho, num puzzle coordenado pela professor Angelina Vila Verde, que entre a canção de boas-vindas trazida pelos alunos do 3.º ano, o poema ‘Vila Verde com Tradição’, da aluno Lara Beatriz e ainda o descerrar do pano com a canção ‘Mega Lenço’ dos alunos do 4.º ano e do 2.º C, explicou, de fio a pavio, todos as etapas do processo.


O mega-lenço dos namorados vai agora ser figura de proa, ícone nos eventos em torno do mês do romance.
Alunos, professores, assistentes, familiares, técnicos e empresas uniram-se, num gesto que assenta como uma luva nesta iniciativa do município de Vila Verde, que resgata para si os holofotes do cupido, aveludando-os numa tradição local, e lançando-os para o mundo numa bela mensagem de amor.


Júlia Fernandes:
“Este deve ser o maior lenço dos namorados do mundo. Exprime o amor que os vilaverdenses sentem por aquilo que é seu. Os lenços têm uma mensagem forte, de amor, paz, solidariedade e fraternidade”.

António Amaro:
“O tamanho do lenço torna-o extraordinário, mas para nós, comunidade escolar, não é isso o ponto mais relevante. É o envolvimento que a construção deste projecto fez na comunidade”.

Joaquim Cerqueira:
“Este é um projecto de elevada importância. Conseguiu envolver toda a comunidade educativa, numa valorização do património local. Todos aqueles que participaram estão de parabéns”.

10-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário