Redes Sociais em debate na EB 2,3 de Vila Verde

As redes sociais estiveram em debate, ontem, na EB 2,3 de Vila Verde, em mais uma sessão do projecto nacional ‘Parlamento dos Jovens’. O eurodeputado José Manuel Fernandes foi o convidado principal, participando no debate, onde falou da importância desta ferramenta no combate à discriminação, mas disse, também, que “os portugueses, por exemplo, ainda são muito desconfiados a fazer compras através da Internet”.


“As redes sociais têm uma importância ainda maior para a passagem da mensagem e, no fundo, promovem o combate à discriminação. Neste caso, somos todos úteis para travar este combate”, referiu o eurodeputado na sua intervenção junto dos alunos vilaverdenses.

A questão da globalização e do avanço tecnológico foi outra das análises efectuadas por José Manuel Fernandes durante a reflexão crítica sobre a temática das redes sociais, muito em voga hoje em dia, como por exemplo, o ‘Facebook’ - uma das mais preferidas pelos utilizadores.
“Estas ferramentas têm virtudes, mas também acarretam problemas. No caso das redes sociais, na União Europeia, há 500 milhões de habitantes a passar mensagens. É um meio muito forte e a adesão é cada vez maior”, sublinhou o eurodeputado, apontando, todavia, para o facto de “a livre circulação de dados entrar em conflito com a protecção dos mesmos e com questões de segurança”.

O responsável deu, assim, a conhecer algumas regras que já existem, precisamente para ‘regular’ possíveis ‘abusos’ de dados e informações. “A UE tem um instrumento de defesa dos utilizadores - existe uma Autoridade de Protecção de Dados, que pode aplicar sanções - e que indica que só podem ser transportados dados pessoais e para países terceiros, se estes tiverem o mesmo nível de protecção”.

O director do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, António Amaro, referiu, por seu turno, que o tema das redes sociais é “muito importante”, considerando-o como fulcral para a educação dos jovens.
“O nosso grande objectivo é fazer com que os nossos alunos façam o melhor uso possível das redes sociais e a escola é o melhor lugar para o ensinar”.

‘Envelhecimento activo’ vai ser tema central de análise na agenda do eurodeputado

As questões sociais vão estar no centro da agenda política do eurodeputado José Manuel Fernandes para este ano de 2012, já que o ‘envelhecimento activo’ é uma das principais preocupações europeias.
O eurodeputado vai apresentar a sua agenda para o presente ano ainda este mês, em Viana do Castelo, mas adianta que o programa que tem delineado vai incluir todas as instituições particulares de solidariedade social e autarquias dos distritos de Braga e de Viana do Castelo.


Refira-se que este ano se celebra, em todos os países que integram a União Europeia, o ‘Ano Europeu para o Envelhecimento Activo e a Solidariedade Intergeracional’.
A dimensão social da Europa e das regiões e a sua capacidade de resposta para enfrentar estas problemáticas é outra das questões centrais neste debate que pretende abordar, de forma generalizada, o crescente envelhecimento populacional. Outro dos temas que marcará a agenda do eurodeputado prender-se-á com as questões ambientais.

10-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário