Malhada animou Aboim da Nóbrega

Cumpriu-se a tradição. A Casa da Pequenina, em Aboim da Nóbrega, acolheu, ontem, a ‘Malhada do Centeio’. Numa jornada de trabalho árduo, alegria, boa comida e muita música constituíram cenário perfeito das tarefas agrícolas, organizadas pela junta de freguesia.
A segunda actividade do projecto ‘Na Rota das Colheitas’, programada pelo Município de Vila Verde e pela PROVIVER EEM, segundo as palavras do presidente da junta, João Fernandes, que voltou a dar o exemplo com o malho na mão, “é isto, com sol, braços fortes e gente animada”.


A Herdade da Pequenina, em Casais de Vide, no norte do concelho, encheu para assistir a euma acção que - à imagem da primeira - teve enorme sucesso, atraindo dezenas de populares, turistas e emigrantes.
Ouviram-se vozes a sugerir desigualdade de tratamento, lembrando que na região de Bordéus, em França, qualquer consumidor pode comprar vinho sem rótulo.

Eurodeputado denuncia tratamento desigual

José Manuel Fernandes — cuja intervenção no parlamento europeu a defender os produtos regionais ficou famosa com a sua difusão no youtube —, ontem voltou a sustentar que numa Europa de 500 milhões de habitantes, onde os alimentos podem circular livremente, as leis europeias “não podem perturbar a produção local e regional”.

Apesar de a segurança dos alimentos se inserir num quadro comum, a diversidade também é contemplada, realçou, sustentando que a UE promove a diversidade e a qualidade, protegendo os produtos tradicionais e as especialidades locais provenientes de certas regiões ou produzidos segundo métodos próprios contra imitações desleais.

21-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário