Santa Casa da Misericórdia amplia hospital de Vila Verde

A manutenção e melhoria de todos os serviços complementares, como os serviços de Imagiologia e criação de uma Unidade de Cuidados Continuados para 50 utentes constituem outras metas traçadas pela provedoria de Bento Morais.
A Santa Casa quer reduzir o custo energético e baixar as emissões de C02 no seu hospital. Este projecto “hospital verde”— a implementar em Setembro deste ano — tem um custo total de 1 600 mil euros vestimando-se a comparticipação FEDER em 1.112 mil euros.
O hospital mantém a participação no SINAS (projecto da ERS. de avaliação da qualidade dos serviços ), alcançando o nível de excelência clínica, a classificação mais elevada do ranking, em Ortopedia.
A Misericórdia continua a insistir, junto da Segurança Social, pelo alargamento dos acordos de cooperação na valência Creche, Lar de Idosos e Jardim-de-Infância, completamente desfasados da realidade da procura.

Fora dos acordos de cooperação, a Santa Casa acolhe 187 utentes (94 na Creche, 53 no Jardim de Infância, 17 no Lar de Idosos, 5 no Centro de Dia e 18 no Serviço de Apoio ao Domicílio), situação que se agravará com a abertura da secção de Prado, caso a Segurança Social não aprove novos Acordos de Cooperação para essa nova valência pronta a entrar em funcionamento.

Desde Outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde entrou para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Intermédios com capacidade para 21 camas, com previsibilidade de internamento até 90 dias.
Na Fisioterapia, em 2010 realizaram-se cerca de 10.086 consultas, 17.633 sessões de Hidro-terapia; 65.930 sessões de Electroterapia, 1.883 sessões de Terapia Ocupacional e 30.467 sessões de Ginásio.

Estrutura em Prado aguarda financiamento

A construção da estrutura de apoio aos idosos e à infância na Vila de Prado com capacidade para 30 utentes em Lar de Idosos, Centro de Dia com capacidade para 10 utentes, Serviço de Apoio Domiciliário também para 10 utentes em cada, e Creche para 33 utentes, sita na Vila de Prado, aguarda agora pelo acordo de financiamento do seu funcionamento.

O QREN deu parecer favorável a um Lar de Idosos em Valbom S. Pedro para 30 utentes na freguesia, tendo-se elaborado em 2010 o projecto de execução da empreitada.
Em 2010, a Santa Casa viu aprovada a candidatura para uma Unidade Móvel ‘Inovar na Prevenção de Diabetes’, a qual deve entrar em funcionamento em breve.
O ‘Banco Solidário’, em cooperação com a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, visa servir a população mais carenciada, privilegiando o voluntariado para o seu funcionamento.

21-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário