Jóias únicas exibem marca ‘Namorar Portugal’

Peças únicas de joalharia com os motivos dos Lenços de Namorados são a última grande aposta da Câmara de Vila Verde e da empresa municipal ‘Proviver’, que acaba de estabelecer um protocolo de cooperação com a ‘Flamingo’ - a indústria de ourivesaria que assina o produto e que o porá à venda em mais de 1500 lojas, em todo o país.
O lançamento das peças de joalharia que divulgam e promovem a marca ‘Namorar Portugal’, inspirando-se nos motivos dos tradicionais Lenços de Namorados, decorreu ontem, nos paços do concelho, onde foram exibidas alguns dos produtos, que estarão à venda nas joalharias que as requisitarem dentro de aproximadamente 15 dias.

Esta foi mais uma das dezenas de iniciativas incluídas no ‘Mês do Romance’ - que a autarquia vilaverdense e a ‘Proviver’ dinamizaram ao longo de todo o mês, potencializando a marca ‘Namorar Portugal’ com produtos inovadores e genuínos, assim destacou Manuel Barros, responsável pela ‘Proviver’.
Mas a ideia de conceber esta linha de jóias partiu de dois artesãos, pai e filho, ambos com o mesmo nome, Luís Amado. Residentes em Braga, mas de origens na Póvoa de Lanhoso, os dois ‘artistas’ - tal como foram ontem referidos pelos promotores da iniciativa - apresentaram o seu projecto à ‘Flamingo’, que depressa constatou o seu valor ao nível do mercado, acabando por produzir as peças, com apoio dos seus designers.

“Este é um produto extraordinário e inovador que concilia a tradição à modernidade”, sublinhou Júlia Rodrigues, vereadora da Cultura da Câmara de Vila Verde, que fez questão de parabenizar “os artesãos que perceberam a valorização e o poder que têm os Lenços dos Namorados, criando um produto de joalharia”.

António Vilela, presidente da autarquia vilaverdense, corroborou as palavras da vereadora, assinalando que as peças “são autênticas obras de arte” e enaltecendo a parceria com a indústria joalheira.
“Este é um sinal de que a marca ‘Namorar Portugal’ tem vindo a dar resultados através da associação de empresas que decidiram apostar com novos produtos que acrescentaram valor aos Lenços de Namorados”, referiu o autarca.

“O nosso objectivo não é ter benefícios directos com estas empresas parceiras, mas sim promover o concelho de Vila Verde - que beneficia por ter uma imagem valorizada e que virá a ter reflexos a nível da atractividade turística, e potenciar, por outro lado, que as empresas criem, também, novos produtos e enfrentem o mercado com inovação”.

Peças de joalharia custam entre 20 a 160 euros

O preço das peças de joalharia, em prata maciça, varia entre os 20 e os 160 euros, podendo ser a mais barata uns brincos e a mais cara uma bracelete.
“Estas peças congregam cultura e sentimentos e estão associadas a objectos de uso pessoal”, disse Vítor Nogueira, da administração da ‘Flamingo’, assinalando que “este foi um desafio maravilhoso e interessante”.
“Estes produtos terão nesta fase, uma grande aceitação na zona do Minho, mas o objectivo é expandir a colecção a nível nacional”, apontou.

25-02-11 - Correio do Minho

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