Câmara Municipal de Vila Verde avança com a requalificação da Praia Fluvial do Faial em Prado


A Câmara Municipal de Vila Verde vai avançar com a concretização do projeto de requalificação da Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado.


Tendo em vista a melhoria das infraestruturas e equipamentos ao serviço dos muitos milhares veraneantes que anualmente frequentam a Praia Fluvial do Faial, a Câmara Municipal de Vila Verde vai, a breve trecho, iniciar obras de requalificação que representam um investimento de mais de 150 mil euros.

Esta intervenção, que já foi lançada a concurso, corresponde a uma 1.ª fase de um projeto integrado de valorização ambiental e de requalificação urbanística da Vila de Prado.
O projeto prevê a adaptação de uma área que, desde longa data, é utilizada como zona de fruição paisagística e balnear do rio Cávado.

Entre os principais objetivos desta intervenção da maior relevância para o desenvolvimento da Vila de Prado e de toda a zona sul do Concelho de Vila Verde, importa destacar o propósito de reaproveitar ao máximo todas as infraestruturas e equipamentos existentes, assim como permitir a fruição do espaço durante todas as estações do ano e dotá-lo das condições e infraestruturas necessárias para a candidatura futura da Praia Fluvial do Faial à Rede de Praias com Bandeira Azul.

A concretização do projeto apoia-se na recuperação de equipamentos já existentes e na instalação de outros que trarão um valor acrescentado ao propósito de criação de um local lúdico e seguro, harmoniosamente integrado na paisagem. Como apoio às atividades a decorrer na praia, será construído um pavilhão com as funções de fluvioteca (onde decorrerão as ações de educação ambiental). Os utentes terão ainda à sua disposição um conjunto diversificado de equipamentos de lazer e desporto de elevada qualidade e interesse, nomeadamente circuito de manutenção, ciclovia e campos de jogos.

A requalificação da Praia Fluvial do Faial vai igualmente proporcionar uma significativa melhoria das condições oferecidas ao mais de meio milhar de atletas de craveira internacional que integrarão as cerca de 4 dezenas de delegações esperadas para o Campeonato Europeu de Maratona em Canoagem que se realiza na Vila de Prado entre 6 e 9 de junho do corrente ano.
Esta prova desportiva, que se realiza de dois em dois anos, tem vindo a ganhar um grande relevo internacional e tem tido como palcos privilegiados importantes cidades europeias, tendo a última edição decorrido numa cidade muito próxima de Lyon, em França.

Numa 2.ª fase, o projeto integrado de revitalização da Vila de Prado contemplará a requalificação urbanística do seu centro urbano, no largo da Feira. Tendo em vista a articulação entre a Praia Fluvial e o núcleo urbano central da Vila de Prado será construída uma via de ligação pedonal, em madeira, através do rio, entre o Faial e zona junto à ponte filipina sobre o Cávado.

O Presidente da Câmara Municipal realça que “a concretização desta 1.ª fase do projeto é o primeiro passo de um conjunto integrado de intervenções que vão representar um forte impulso em ordem ao reforço da atratividade da Vila de Prado e de toda a zona sul do Concelho de Vila Verde.”

O Dr. António Vilela acrescenta ainda que, “em complementaridade com a requalificação desta zona de fruição e lazer por excelência, irá decorrer uma outra intervenção no centro urbano da Vila de Prado, no largo da Feira, que vai contribuir para o incremento da qualidade urbanística de uma área com grandes potencialidades que a Câmara de Vila Verde se propõe também alavancar.”
2013-01-24 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário