10º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde



São trinta e seis os grupos de cantares de reis que vão marcar presença no 10º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde, através do Gabinete de Ação e Promoção Turística, adstrito ao Pelouro da Cultura. Mais uma vez, face ao elevado número de participantes, a organização definiu dois dias para a actuação dos grupos inscritos, a 06 e 13 de janeiro, na Praça de Santo António.

Os grupos representantes de várias freguesias vão exibir o melhor do canto e dos sons populares de cantares de Reis. Esta acção permite manter viva uma tradição profundamente enraizada na população vilaverdense.

A tradição
As mulheres e homens do povo reúnem-se e juntam as suas vozes aos sons dos tambores, das violas, dos cavaquinhos, dos rec-rec`s, dos ferrinhos e da concertina. Em grupo, sincronizadamente e vestidos com as samarras, os sobretudos, as meias e camisolas de lã, partem pela freguesia. Dão vivas ao novo ano, ao nascimento do Menino Jesus, aos bons proveitos agrícolas e aos amigos, habitantes da freguesia.

São, sempre ou quase sempre, recebidos com mesa farta., onde não faltam os doces típicos das festividades do Natal e Passagem de Ano, assim como o vinho verde. É um momento que traduz o melhor do nosso povo, unido, alegre, feliz e pronto a partilhar o seu saber e os seus sabores com os concidadãos.

Força das raízes
«Quando resolvemos lançar esta iniciativa, tivemos como grande objectivo dar um novo impulso a uma das tradições mais peculiares e bonitas do nosso Povo», realça o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. E destaca que «todos estavam longe de pensar que esta tradição estava de tal forma enraizada, ao ponto dos grupos se terem constituído de forma espontânea. Mais importante é o facto de terem crescido e de se terem multiplicado por todas as zonas do Concelho».
Objectivos
«O Encontro de Grupos de Reis de Vila Verde tem por finalidade a defesa das tradições culturais concelhias, no caso específico, na protecção da música tradicional de cariz popular e nas demais componentes etnográfica que a enquadra», vinca o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. Em simultâneo, acrescenta que aquele encontro «visa preservar a tradição dos Cantares de Reis, estimulando a defesa deste importante património imaterial do concelho de Vila Verde, na sua forma mais autêntica e genuína - letras, música, trajar e outros adornos; e, reforçar a dinamização e participação do tecido associativo concelhio neste tipo de eventos».

A Organização do Encontro é da responsabilidade da Câmara Municipal de
Vila Verde, coordenada pela vereadora do Pelouro da Educação e Ação Social e executada pelo Serviço de Ação e Promoção Turística.

O Encontro de Reis de Vila Verde começa a ganhar uma dimensão largamente acima das expectativas geradas inicialmente. A adesão tem vindo a superar largamente todas as projecções. Em 2013, concentra trinta e seis grupos, divididos em dois dias.
 Mais uma vez, a Praça de Santo António, no Centro de Vila Verde, vai acolher uma das manifestações populares de maior tradição no Concelho, num misto de profano e religioso.

2013-01-02 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário