Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde



Decorreu sexta-feira, pelas 11h30, no Município de Vila Verde a Conferência de Imprensa para a apresentação da 7ª edição da Bienal Internacional de Vila Verde, um evento de referência ao nível nacional de Internacional. Este momento contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, da Vereadora da Cultura, Dra. Júlia Rodrigues Fernandes, do Presidente do Conselho de Administração da PROVIVER EEM, Dr. Manuel Barros e d o Coordenador Artístico da Bienal, o pintor Luis Coquenão.

De 30 de Junho a 14 de Julho vai ter lugar, na Biblioteca Professor Machado Vilela, a 7ª edição da Bienal Internacional de Arte Jovem em Vila Verde.

Promovida pelo Município de Vila Verde, através da PROVIVER EEM, com a colaboração da Associação de Jovens Artistas (D’Arte) e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, esta iniciativa dirigida aos jovens criadores tem tido, desde 1999 (1ª edição), um percurso de crescente afirmação, contribuindo significativamente para a promoção de novos valores, assim como para o incremento cultural do Concelho e da Região.

A sétima edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, é mais um passo de consolidação do conceito diferenciador que carateriza este certame no panorama artístico regional e nacional. Uma dinâmica que pressupõe a afirmação de um roteiro de criatividade e empreendedorismo cultural, a desenvolver em torno da polarização da programação “Vila Verde, vila criativa”.

Um fórum criativo que tem aproximado artistas consagrados que têm emprestado o seu prestí gio, através do comissariado do Mestre Mário Silva, da coordenação artística do Pintor Luís Coquenão, do talento do artista Albuquerque Mendes, do conhecimento e da experiência do Mestre Henrique Silva, que têm potenciado a sua dimensão internacional.

Das 213 obras apresentadas a Concurso (de 130 artistas nacionais e internacionais) foram selecionadas 53 que vão integrar a exposição.
Nesta exposição estarão, também, patentes os 3 trabalhos premiados no âmbito da iniciativa “A Bienal na Escola”.
Em suma, a exposição vai integrar 56 trabalhos de qualidade inquestionável.

O Programa desta edição compreende para além da exposição, a apresentação da biografia do pintor Henrique Silva, a dinamização de ateliers de arte e a organização de visitas guiadas.

As obras premiadas são:
- Grande Prémio Bienal Internacional de Arte Jovem - “Insomnia” de Leonel Gil Vieira Coelho
- Prémio Revelação - “Untitled” de Diogo Carvalho Pinto

- Menções honrosas:
- “Menina dos lábios pintados a brincar com bibelôs” de Fátima Rita Pinto dos Santos Moura
- “02-03-11,[12:17;12:36]” de Mariana Marques Olim Marote
-“Lampligt” de Natacha Maria Gaspar Simões
- “Silence!” de João Miguel da Silva Almeida de Abreu Fernandes
- ” Grade Anti-Motim” de Jérémy Gomes de carvalho
- “Vibraciones Magmáticas” Rafael Sanchez Carralero Carabias

23-06-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário