Casca-de-carvalho é rei no arraial de Soutelo

O melão casca-de-carvalho é o rei do arraial minhoto que a freguesia de Soutelo, Vila Verde, está a promover desde ontem e até amanhã. Os produtores locais garantem que cada melão médio, que tem entre os quatro e cinco quilos, pode chegar a custar 40 euros, mas há muitos que ali procuram a sua “qualidade”.


A Festa do Melão - II Arraial Minhoto é uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Soutelo e é o primeiro dos eventos que encabeça a lista da ‘Rota das Colheitas’, cujo programa decorre até ao próximo mês de Novembro em terras vilaverdenses.

João Silva é um dos produtores de melão casca-de-carvalho de Soutelo. Há dezenas de anos que o produz. Quase toda a gente sabe onde ele mora e desde que o melão começa a sua época, ninguém arreda pé de sua casa, só para adquirir mais um exemplar.


“Já produzo estes melões desde os anos 80”, contou o agricultor à reportagem do jornal ‘Correio do Minho’. “Há anos melhores e piores, mas também há sempre melões de primeira e de segunda e até de terceira categorias”.

O preço, ora praticado pelos produtores/vendedores de melão casca-de-carvalho de Soutelo é de cinco euros o quilograma. Mas João Silva já chegou a vendê-los a seis euros.

“A qualidade do produto é paga”, atirou o agricultor que plantou cerca de sete hectares do produto para manter os inúmeros clientes que lhe são totalmente fiéis nesta altura de adquirir a iguaria.

Pele rugosa e apimentado

A principal característica do melão casca-de-carvalho é a sua textura rugosa, tipo pele de sapo, para além do seu sabor apimentado. É um dos produtos regionais mais bem afamados e mais procurados nesta época veraneia.

Os maiores melões podem atingir os oito ou nove quilo e há mesmo quem não se importe de pagar 25 euros por um deles, garantiram os produtores de Soutelo

Desde 1974 que José Gonçalves, outro dos produtores do típico melão da freguesia, produz em maiores quantidades o produto. “A qualidade do melão vê-se pelo toque ou pela água. Metido em água, se for ao fundo é porque é bom”, assinalou o produtor.

“Infelizmente nos últimos anos tem havido algumas complicações na produção, que tem sido alvo de várias pragas e também das mudanças climáticas que se têm vindo a fazer sentir, o que faz com que a quantidade e também a qualidade diminua”, asseverou o agricultor.

Evento promove “produto genuíno”

A Festa do Melão - II Arraial Minhoto de Soutelo, Vila Verde, decorre até amanhã com um programa que inclui muita música popular, folclore e concertinas.

Filipe Silva, o presidente da junta de Soutelo, refere que a importância deste evento se prende com “a promoção de um produto específico de Soutelo”.

“É um produto que ao longo dos anos foi sendo trabalhado em maior quantidade pelos agricultores e, por isso, este evento serve para promover um produto genuíno, de maior valor até pelo preço que custa e que tem alguns segredos para ser produzido com a devida qualidade”, sustentou o autarca.

“Uma das especificidades deste produto é, por exemplo, não voltar a ser produzido na mesma terra durante nove anos”, detalhou.

Além disso, “este é um produto cujo momento ideal de consumo é no próprio dia em que é colhido”.

O programa festivo contempla, hoje, a actuação do ‘Banda Six- -Out’, a partir das 21.30 horas, seguindo-se a ‘Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho’ e a banda ‘Os Duques’.

Amanhã, a animação inclui um passeio mototurístico por terras de Vila Verde, passeio a cavalo, insufláveis e muito folclore ao longo de toda a tarde.

06-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário