Adere-Minho: Projecto PICA incentiva à igualdade de género

A promoção da igualdade de género e oportunidades é o grande objectivo do projecto PICA - Promover a Igualdade Construindo Alicerces - que vai ser dinamizado ao longo dos próximos dois anos na região pela Adere-Minho, sita em Vila Verde. O projecto foi, ontem, apresentado na presença do eurodeputado Nuno Melo, enquanto “embaixador do desenvolvimento regional do Minho”.


O jornal ‘Correio do Minho’, a ‘Esprominho’, o Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga, e a cooperativa ‘A Relha’ são as entidades locais parceiras na promoção e concretização deste projecto e que ontem assinaram formalmente essa parceria com a Adere-Minho.

Campanhas sobre o empreendedorismo feminino, direitos relativos às licenças de maternidade/paternidade, elaboração de brochuras para a promoção da vida pessoal e profissional e até um seminário sobre ‘Igualdade de Género - O Papel da Comunicação Social’ - que será organizado pelo jornal ‘Correio do Minho’ - são, apenas, algumas das actividades que o projecto PICA inclui.


“Apoiar a conciliação entre trabalho e a vida familiar, sensibilizar para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e prevenir e combater a violência doméstica e no namoro” são os objectivos deste projecto destacados por Teresa Costa, directora da associação.

Refira-se que este é
já o segundo projecto desenvolvido pela Adere-Minho nesta matéria. Neste caso, o projecto PICA vai ser totalmente financiado por fundos comunitários - 90 mil euros - no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano, pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

“Em termos de sensibilização de igualdade de oportunidades esperamos atingir mais de 3500 trabalhadores”, estimou Teresa Costa.

Portugal é exemplo na legislação da maternidade

O eurodeputado Nuno Melo afirmou que “no plano europeu as questões de género são priori-tárias no desempenho político e na interacção social”.


O responsável político sublinhou, aliás, que o país está até avançado em algumas matérias nesta área. “Portugal tem das legislações mais avançadas em relação à maternidade e paternidade”.

Ainda em relação ao país, o eurodeputado sublinhou, ainda, a eleição da primeira mulher a presidir à Assembleia da República e apontou o facto de Dilma Rousseff ter sido eleita presidente do Brasil como um dos grandes exemplos da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mundo actual.

Em relação ao projecto PICA, Nuno Melo considerou que se trata de uma iniciativa importante, sobretudo “em momentos de crise em que as práticas discriminatórias tendem a acentuar-se. Esta é uma forma de mudar alguma coisa”.

28-07-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário