Lenço de Namorados em selos

Os bordados tradicionais de seis regiões portuguesas são o tema de uma nova emissão filatélica dos CTT, que foi lançada ontem, para homenagear uma arte “fortemente associada às identidades regionais do país”.
“Na Europa, nunca houve qualquer emissão filatélica dedicada à temática dos bordados e, por isso, de certeza que vai ter sucesso. Até coleccionadores estrangeiros vão achar graça à iniciativa”, afiançou o director de Filatelia dos CTT, Raul Moreira.


A emissão filatélica, intitulada “Bordados Tradicionais Portugueses”, é composta por seis selos e dois blocos, segundo o mesmo responsável, que explicou que o objectivo dos CTT é “homenagear a arte tradicional dos bordados”.
“Andamos sempre à procura de assuntos que ainda não tenhamos feito em selos e que tenham a ver com a identidade popular e o bordado é uma das nossas artes”, frisou.

Vila Verde: o mais divulgado

De entre os seis selos que são lançados na te
rça-feira, com taxas variáveis, adiantou Raul Moreira, o mais barato (32 cêntimos), mas com a maior tiragem (370 mil exemplares), tem por base a peça “Lenço de Namorados”, de Vila Verde (Minho).
Já o selo baseado no “Lenço bordado a palha”, do Faial (Açores), é o que tem a taxa mais cara (um euro) e a menor tiragem (170 mil exemplares).

Os outros motivos em destaque são os tapetes de Arraiolos (Alentejo), que reproduz um pormenor de um exemplar da co-lecção do Museu Nacional de Arte Antiga, a peça “Entrecama”, de Castelo Branco, “Colete Feminino”, de Viana do Castelo, e “Toalha da Madeira”, da região autónoma da Madeira.

Quanto aos blocos, cada um com um selo, acrescentou Raul Moreira, mostram o “Taleigo”, um saco de ponto cruz de Glória do Ribatejo, e uma “Camisa de Noivo”, de Guimarães.
“Ambos têm o mesmo valor facial, de 1,75 euros, e tiragens de 60 mil exemplares”, revelou o responsável.

29-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário