Inaugurado albergue de Goães

O concelho de Vila Verde está mais hospitaleiro para os caminheiros que percorrem o Caminho de Santiago. O Albergue de Peregrinos de Goães foi, ontem, inaugurado nas antigas instalações daquela outrora foi a escola primária da localidade.
Esta é já a sexta unidade destinada para acolher peregrinos na região minhota e até ao final do ano estão previstas abrir mais três, a primeira das quais em Setembro próximo, em Marinhas, Esposende, indicou o cónego José Paulo Abreu, à margem da inauguração daquele espaço, onde ontem falou da ‘Espiritualidade e Hospitalidade no Caminho de Santiago’.
A população de Goães juntou-se para assistir em peso à inauguração do albergue, abençoado pelo pároco local, Manuel Cunha Rodrigues.
Na recuperação do edifício da antiga escola primária e respectivo apetrechamento e adaptação para um albergue de peregrinos foram investidos cerca de 35 mil euros, num esforço partilhado entre a Câmara de Vila Verde e a Junta de Freguesia de Goães, além do apoio da Confraria de Santiago ‘Espaço Jacobeus’.
“Vila Verde tem todas as condições para receber bem todos os caminheiros que passarem pelo concelho”, apontou Carlos Machado, o autarca de Goães, assinalando que o espaço servirá, também, para outras actividades culturais.
O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, sublinhou, por seu lado, o facto de o albergue representar “uma mais valia para a zona da Ribeira do Neiva e para o Caminho de Santiago que atravessa o nosso concelho desde Prado até ao limite com Ponte de Lima”.
Em termos de outros fins para o albergue, Viela apontou para a possibilidade de ali poder nascer, por exemplo, um Centro de Interpretação da Zona da Ribeira do Neiva e do rio, valorizando o território com percursos como uma ‘Rota Sá de Miranda’”.

10-04-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário