A Loja interactiva de Turismo completa o triângulo da inovação com tradição que é a estratégia de desenvolvimento do concelho de Vila Verde e foi apresentada ontem durante o seminário “Centenário do turismo em Portugal — que desafios?”
O auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde acolheu o presidente da entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, o edil de Vila Verde e o director da Escola Secundaria de Vila Verde cujo grupo de teatro “Verdeemcena” deliciou os participantes com “Farpas turísticas” a partir dos textos de Ramalho Ortigão.
Coube ao presidente da Câmara de Vila Verde apresentar — após vários adiamentos — o desenho da Loja de Turismo que vai interagir com a futura Casa do Conhecimento e com o Centro de Artesanato.
Nesse sentido se entende a ideia de António Vilela segundo a qual “a Loja de Turismo se encaixa num programa mais vasto” para desenvolver o produto estratégico de Vila Verde que se quer afirmar”como destino turístico de excelência” de modo a ser “uma alavanca de progresso económico e criação de emprego”.
A nova construção de raiz vai ficar num local central de Vila Verde implicando nova mudança do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, a meio caminho entre a Biblioteca e a Casa do Conhecimento.
A localização responde à necessidade de “grande visibilidade e fácil acessibilidade” — adianta António Vilela, segundo o qual a loja estará aberta sete dias por semana e acessível (através de multimédia) 24 horas por dia.
Entre as funções destinadas à loja, António Vilela enumerou o acolhimento de turistas, a informação, a promoção das nossas casas de turismo, eventos e produtos, e centro de negócios”.
O seminário prosseguiu com as intervenções de Melchior Moreira e Isabel Castro sobre as lojas interactivas, ao passo que Carlos Fernandes, do IP Viana do Castelo abordava os novos paradigmas da formação na área da hotelaria cujos desafios e tendências foram apresentados por Luís Ferreira (ISCET).
Agostinho Peixoto falou sobre as expectativas dos empresários e Renato Cunha expôs o seu caso de empreendedorismo na restauração.
Henrique Henriques abordou o turismo nas redes sociais num seminário em que o melhor momento... foram as “Farpas” em teatro pelo grupo coordenado por Ana Cristina.
25-03-11 - Correio do Minho
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