A ponte de Prado, sobre o Rio Cávado, será alvo de reabilitação e reforço, encamisamento dos pilares, colocação de tirantes, re-fechamento de juntas e selagem de fendas, bem como impermeabilização do tabuleiro. Em suma, vai ser alvo de uma profunda empreitada de requalificação, visando a sua preservação estética e o reforço da segurança.
Com valor base de 1 milhão e 60 mil euros, a empreitada está já em fase de concurso público. Na fase de execução da obra, obrigará a um período de encerramento daquela infraestrutura rodoviária, pelo período de dois meses, aproximadamente.
O anúncio foi feito na semana finda, por técnicos daquela empresa pública, durante uma reunião que juntou técnicos daquele organismo e do próprio Município de Vila Verde.
“Impunha-se uma intervenção de fundo"
“É o culminar de um longo processo de negociação em que a Câmara Municipal de Vila Verde assinalou, em diversos momentos, sobre a necessidade da realização de obras profundas de reforço e reabilitação daquela obra de arte”, refere a página da autarquia vilaverdense na internet.
Segundo o mesmo meio, “a Vila de Prado e o concelho têm uma ligação afectiva muito forte àquela obra de arte; aliás, uma referência arquitectónica do concelho de Vila Verde.
Apesar das pequenas obras de restauro e reforço da segurança assegurados em momentos diferentes pelo próprio Município com o apoio dos organismos competentes, impunha-se uma intervenção de fundo.
Acontece agora, para grande contentamento de todos”, remata a mesma nota.
24-01-11 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário